Na novela "Nos Tempos do Imperador", Tonico (Alexandre Nero) vai se vingar da amante, Zayla (Heslaine Vieira), após descobrir que a princesa da Pequena África sabia que Samuel e Jorge (Michel Gomes) são a mesma pessoa. A essa altura, o crápula terá escapado da morte na Guerra do Paraguai com ajuda do meio-irmão, descoberto o parentesco com o engenheiro e provocado sua prisão no dia do casamento com Pilar (Gabriela Medvedovski).
Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta terça-feira (30). Vale lembrar que Jorge adotou outra identidade ao ser acusado pela morte de Ambrósio (Roberto Bomfim), pai dele e do deputado. Igualmente, o noivo de Pilar começou a fugir para escapar de ser preso. Mas será no confronto com o país vizinho que Tonico saberá que o homem que tanto procura é o amigo de D.Pedro II (Selton Mello).
Já tendo levado Samuel/Jorge para trás das grades, o marido de Dolores (Daphne Bozaski) descobrirá que Zayla sempre soube que o noivo de Pilar é o homem acusado pela morte de Ambrósio. Tonico coloca a amante contra a parede, ela mente dizendo que não sabia de nada, e o deputado finge acreditar.
Porém, o dono do jornal "O Berro" não vai perder a chance de se vingar. Ao flagrar a amante conversando com os pais, ele interrompe e entrega a princesa. Nesse momento, dom Olu (Rogério Brito) e Cândida (Dani Ornellas) estarão pressionando a filha a confessar ter sido ela quem entregou Samuel/Jorge.
Ao chegar, o marido de Dolores pergunta a Olu e Cândida se eles querem saber da verdade de fato. Inocente, Zayla dispara: "Ele vai contar tudo. Tonico, por favor, fala para eles como você descobriu". E nesse momento, o parlamentar se vinga.
"Foi você que me contou", afirma, cínico. "Sua filha queria acabar com o casamento do Samuel e da Pilar e me contou tudo", acrescenta sem para desespero de Zayla na trama de época, sequência de "Novo Mundo" (2017).
Isabel (Giulia Gayoso) vai ficar abalada com a gravidez da irmã, Leopoldina (Bruna Griphao), na outra ponta da trama das seis. Após ser consolada por Luísa (Mariana Ximenes), a futura assinante da Lei Áurea (1888) ficará de joelhos diante do marido ao lhe pedir para terem logo um filho.
Na conversa, Gastão (Daniel Torres) chega a questionar a mulher se ela está assim pela gravidez de Leopoldina e a princesa confirma. Por fim, eles se beijam e fazem amor.