Na novela "Nos Tempos do Imperador", Tonico (Alexandre Nero) irá recusar a bandeira branca e jurar vingança contra Samuel/Jorge (Michel Gomes) ao descobrir que eles são meio irmãos. O grau de parentesco vem à tona quando o engenheiro salva a vida do deputado durante a Guerra do Paraguai. Mas o crápula acreditando que Samuel matou o pai deles, Ambrósio (Roberto Bomfim), resolve entregá-lo à Justiça. "Vai ter o fim que merece", decreta Tonico.
Ainda no combate, o vilão mata um antigo aliado, simula um ataque a faca para ficar livre de qualquer acusação de participação no sequestro de D.Pedro II (Selton Mello) e causa desconfiança em Samuel. Segundo o colunista Daniel Castro é após escapar da morte que Tonico decide ir a forra contra o cunhado de Dolores (Daphne Bozaski).
Já fora do combate, o cretino vai atrás de um promotor na Bahia, em cenas que começam a ir ao ar na próxima semana na trama das seis. E o homem da justiça afirma que deve vários favores ao deputado. Assim, Tonico usa a situação para quase que exigir a prisão de Samuel no folhetim sequência de "Novo Mundo" (2017).
"O caso é sério, compadre. Descobri o paradeiro do escravo que matou painho, o nome dele é Jorge", inicia o amante de Zayla (Heslaine Vieira). "O marginal está no Rio de Janeiro. Preciso que mande uma ordem de prisão para lá o quanto antes", acrescenta.
O promotor por sua vez afirma que conseguirá prender Samuel/Jorge. "Esperei muito para vingar a morte de painho, já tenho tudo planejado. Demorou, mas Jorge, ou Samuel, como o maldito se chama agora, vai ter o fim que merece", promete para si mesmo.
Ainda nos próximos capítulos, o dono do jornal "O Berro" terá uma nova discussão com a mulher e admitir ser amante de Zayla. Isso sem desconfiar que ela, Dolores, também o trai, com Nélio (João Pedro Zappa). A briga ocorre quando a sofredora manda o marido procurar por Zayla quando ele chega em casa querendo transar com ela.
"Desde quando tu fala assim comigo, sua desenxabida? Quem é que está botando essas ideias na sua cabeça de minhoca? São as aulas de Nélio, é? Será que é melhor parar?", questiona. "Nélio é um mosca morta. Isso é instinto ruim de teu sangue, mesmo sangue talhado de Pilar (Gabriela Medvedovski). Ingrata! Tu tinha mais é que beijar meus pés, tirei você da rua da amargura. Diga que eu não tirei?! Diga!", completa.