Na novela "Gênesis", José (Juliano Laham) vai descobrir que Adurrá (Ricardo Lyra) assediava Asenate (Letícia Almeida) durante conversa com a mulher e Abumani (Dudu de Oliveira). Isso ocorre pouco antes do vizir ser dado como morto ao saltar em rio cheio de crocodilos ao ser desmascarado como informante de Apepi (ator não divulgado) no palácio.
Salva de sequestro por Teruel (Amaurih de Oliveira), Asenate é questionada pelo cuxita se já comentou algo com José. "Contou o quê?", estranha o hebreu, casado com a mocinha desde que decifrou sonho de Sheshi (Fernando Pavão). "Então você não contou, né?", diz Abumani. "Fica quieto, Abumani!", reprova a egípcia.
Nessa hora, o cuxita abre o jogo com o amigo. "O vizir do palácio assediava Asenate quando ela morava lá", entrega sobre o crápula que chegou a fazer refém a mocinha. "O quê?!", se surpreende o hebreu enquanto a mulher já fica com uma expressão séria.
A revelação deixa o hebreu prestes a explodir. "Você não podia ter escondido nada disso de mim!", afirma José na trama bíblica que está na reta final. "Eu não tava escondendo, só não queria estragar o nosso bom momento com isso", responde a mocinha um tempo depois de fazer as pazes com o marido após briga na lua de mel.
O filho de Jacó (Petronio Gontijo) repreende Abumani por ter lhe escondido as investidas de Adurrá. "A culpa é minha, José. Eu que proibi o Abu de falar", afirma a filha de Pentephres (Nando Cunha). E o hebreu "fulmina" o cuxita: "Pois então ele não deveria ter te dado ouvidos".
José então deixa o local deixando a mulher apreensiva. "Vou resolver esse assunto e é agora!", diz firme o hebreu. "Por favor José, não vai", pede, aflita, Asenate. "Quando eu voltar, a gente vai ter uma conversa", rebate o governador do Egito ignorando o pedido para ficar feito pela mulher.
Na outra ponta da história épica, Herit (Yana Sardenberg) vai pedir a separação para Shareder (Paulo Verlings) após uma série de brigas e a perda do filho. O funcionário do palácio concorda com o fim do casamento e marca uma data para o divórcio.
Mas no dia, a jovem é surpreendida pelo marido, que resolve passar uma borracha em tudo que ocorreu, afastando intenção de se separar. "Entre te perdoar e te perder... a única coisa que consigo é te perdoar. Porque viver sem você...", afirma.