Nos últimos capítulos da novela "Gênesis", José (Juliano Laham) surpreende a mulher, Asenate (Letícia Almeida), ao contar ter mandado prender seus irmãos. Com exceção de Diná (Giovanna Coimbra) e Benjamin (Marcos Bessa), os demais filhos de Jacó (Petronio Gontijo) vão até o Egito em busca de alimentos diante da seca prevista por José ao interpretar o sonho de Sheshi (Fernando Pavão).
Originalmente, as cenas fariam parte do antepenúltimo capítulo (o 148), porém a Record TV vem dividindo-os em mais de um - para efeito de comparação, nesta noite (3) irá ao ar o de número 206. Após mandar prender Simeão (Igor Cotrim) e os outros, o governador surge sem cor e transtornado em seu quarto. Em um primeiro momento, Asenate não nota o incômodo do marido.
Só depois que ela percebe que algo não está certo e o questiona. "Meus irmãos tão no Egito e vieram comprar comida", diz José. "Eles te viram? Você falou com eles? O que eles disseram?", pergunta a egípcia. "Eles não me reconheceram", responde sendo confortado pela mulher.
"Então você não se revelou pra eles?", indaga Asenate recebendo um "não" como resposta. "O que você pretende fazer?", prossegue a filha de Pentephres (Nando Cunha) sem que o marido diga nada. "Onde eles estão agora?", insiste a mocinha. "No cárcere. Mandei prender todos eles", dispara chocando a egípcia.
Na sequência, José relata a Shareder (Paulo Verlings) que ordenou a prisão dos irmãos e é apoiado pelo vizir. Porém, o governador mostra arrependimento. "Não... eu não pensei. Quando vi todos eles ali, eu...", reflete o hebreu.
E de novo, o marido de Herit (Yana Sardenberg) o apoia e questiona o motivo dele ter pedido sua ajuda. Após um tempo na prisão, os irmãos de José ouvem do vizir que eles devem deixar um deles no Egito, levar mantimentos até a família e retornarem com Benjamin.
Quem pensa que a surra de cinto e a dupla viuvez já foram castigos suficientes para Tamar (Juliana Xavier) está enganado. A mocinha ainda vai sofrer muito no folhetim bíblico. Depois de ser mandada de volta para casa do pai, ela descobre que não será entregue a Selá (Guilherme Seta) como manda a tradição já que não engravidou dos dois irmãos dele com quem se casou.
Assim, Tamar resolve se passar por prostituta de luxo e se deitar com Judá (Thiago Rodrigues), seu sogro. Ela engravida e por pouco não é punida com a morte na fogueira. Só escapa porque revela ao hebreu estar grávida dele.