Na reta final danovela "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) ficará revoltado ao descobrir que Tamar (Juliana Xavier) está grávida. O que o hebreu sequer desconfia é que a sofredora engravidou dele mesmo após ficar viúva duas vezes. "Vai pra Timna agora mesmo e que ela seja arrancada da casa do pai. Que ela seja levada pra ser queimada", ordena o filho de Jacó (Petronio Gontijo) para Hira (Sandro Pedroso).
Com a morte de Onã (Caio Veagati), Tamar é mandada de volta para a casa do pai em decisão de Judá. Depois, a mocinha de Canaã descobre que não será mais entregue pelo sogro a Selá (Guilherme Seta), filho caçula do pastor, e, assim, resolve se passar por prostituta para conquistar Judá. Quando estiver conversando com o filho, o pastor é surpreendido pela chegada do amigo.
"Chegou um recado pra você lá no campo. É sobre Tamar", conta com receio Hira. "O que tem ela?", questiona o neto de Isaque (Henri Pagnoncelli), mas o amigo até tenta falar mas não consegue. "Desembucha, homem", pede Judá. E finalmente Hira começa a falar. "Um mensageiro trouxe o seguinte recado: Tamar, sua nora, adulterou e está grávida do adultério", diz na trama que está em suas últimas semanas.
A mensagem surpreende Selá, que sai em defesa de Tamar. "Não faria isso... Não é, pai?", fala o caçula da família. O roteiro entregue aos atores e equipe pede para Judá se enfurecer, preocupar o filho e dar a ordem fatal a Hira. "É a Tamar... Talvez se", tenta argumentar.
"Vai, Hira! Eu vou em seguida", afirma o pastor, repetindo a ordem e deixando o filho que sobrou petrificado. Selá ainda consegue reagir e dizer que irá acompanhar o pai, mas leva um "não". "Você vai ficar aqui e esperar eu voltar. O senhor vai mesmo ter coragem de mandar matar a Tamar?", questiona o rapaz.
Porém, o irmão de José (Juliano Laham) é firme. "Será que você não entende? Tamar adulterou. Ela traiu, manchou o nome de Er (Tiago Marques), de Onã e da nossa família. Tamar tem que ser punida!", frisa. O caçula até tenta falar, mas o pai não deixa e vai embora.
Quando chegar a Timna, Judá descobre ser ele o pai dos filhos que Tamar espera e arrependido troca pedido de perdão com a nora. Ela por sua vez agradece a Deus em oração por ter se livrado da morte quando já estiver no morando no acampamento de Jacó.