Os irmãos de José (Juliano Laham) serão presos na novela "Gênesis" ao chegarem no Egito em busca de água e alimentos por conta da seca que atinge a região. Rúben (Felipe Cunha) até direciona seu olhar para o governador do Egito antes de ser levado para a prisão mas não o reconhece, relata o roteiro obtido pelo Purepeople. Isso ocorre pouco antes do protagonista da atual fase armar para os irmão ao ordenar que seja "plantado" em seus pertences o seu copo de prata.
Assim que vê que os viajantes que se ajoelham e se inclinam diante de si são seus irmãos, José lembra do seu sonho no qual os seus molhos de trigo eram reverenciados pelos dos irmãos. Ao voltar a si, questiona em tom duro: "De onde vocês vêm?". "Nós... viemos da terra de Canaã, senhor, pra comprar mantimento", responde Rúben de forma apreensiva.
Nisso, o marido de Asenate (Letícia Almeida) finge não acreditar nos próprios irmãos. "Não. Vocês são espias. Vieram ver a nudez da terra, não foi?", acusa o filho favorito de Jacó (Petronio Gontijo), com quem terá reencontro emocionante um pouco adiante, espantando Rúben, Simeão (Igor Cotrim) e os demais.
A acusação desnorteia Rúben, que nega que eles sejam espias e reforça a procura por alimentos. "É verdade. Nós somos todos filhos de um só homem. Somos pessoas de bem. Só estamos em busca de alimento", faz coro Simeão. "Não... Vieram espiar a terra, isso sim", rebate José.
De forma humilde, Judá (Thiago Rodrigues) tenta contornar a situação e convencer o governador. "Senhor, nós somos doze irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã. Estamos só dez aqui porque o nosso irmão mais novo não veio e o outro morreu", diz o pastor a essa altura já sabendo que engravidou a própria nora tempos após a morte de Muriel (Rhaisa Batista).
Mas José se revolta ainda mais e ordena que eles parem de mentir e exige: "Então provem! Porque eu juro pela vida do faraó, que vocês não saem daqui enquanto não me trouxerem o tal irmão mais novo!". "Um de vocês vá e traga o irmão. O resto fica preso aqui", prossegue o marido de Asenate.
O roteiro pede então que após um sinal do hebreu, os soldados cerquem os seus irmãos, deixando-os ainda mais assustados. "Está decidido! Ou vocês trazem o irmão mais novo, ou pela vida do faraó, fica comprovado que são realmente espias. Que eles sejam colocados na prisão", decreta o governador.
Judá, Simeão e os outros se apavoram ainda mais e ao mesmo tempo tentam argumentar. "Não! Por favor/ nós somos inocentes/ não fizemos nada/ não somos espias/ tem misericórdia/ deixa a gente explicar/ o senhor tá cometendo uma injustiça", falam. Já a sós, José abaixa a cabeça e tenta entender o que ele mesmo fez na novela que está em sua reta final e que reserva final feliz para Herit (Yana Sardenberg).