Para separar Lola (Gloria Pires) e Afonso (Cássio Gabus Mendes) na novela "Éramos Seis", Shirley (Bárbara Reis) foi capaz de uma armação. Mas a farsa vai vir à tona nos próximos capítulos da trama das seis, antecipa o colunista de TV Daniel Castro. A mãe de Inês (Carol Macedo) se deitou ao lado do comerciante, que irá desaparecer durante a guerra, para a matriarca dos Lemos achar que ele voltou para a ex. Mas Lola e Afonso têm uma conversa e a mãe de Carlos (Danilo Mesquita) vai notar que foi alvo de armação da rival. Reconciliado, o casal se beija novamente. A quinta versão da história de época já está se encaminhando para a reta final e no final do mês que vem dará lugar a "Nos Tempos do Imperador".
Shirley aproveita uma noite de bebedeira do marido para colocar em prática o seu plano. E é Durvalina (Virgínia Rosa) quem flagra os dois na cama achando que eles se reconciliaram. A notícia passa a se espalhar e logo chega aos ouvidos da mãe de Isabel (Giullia Buscacio), jovem humilhada pela mulher de Felício (Paulo Rocha) por conta do seu romance com o jurista. Sem querer briga, Lola decide simplesmente se afastar do pai de Inês, deixando-o curioso. No decorrer da Revolução Constitucionalista, a matriarca dos Lemos resolve viajar para o interior em busca de notícias de Alfredo (Nicolas Prattes), que estará no combate, no qual quase perde a vida.
Por sua vez, é com a viagem da mãe que Isabel decide ir atrás do namorado e perder com ele a virgindade. Enquanto isso, em Itapetininga, Lola e Afonso se esbarram e ele toma a iniciativa de uma conversa. "Esta guerra mexe com a gente, a que ponto fomos capazes de chegar. Confrontos, estradas bloqueadas... Uma situação limite e tão triste. E eu fiquei pensando no que realmente importa. Não posso deixar pra trás o que realmente importa, preciso ter coragem de perguntar sobre a maneira como ficamos, que deixou um aperto no meu peito", conta o vendedor.
Afonso aproveita para perguntar o motivo do afastamento de Lola. "Nós nos conhecemos há muitos anos. Não quero ter questões mal resolvidas. Se me aflige, sinto-me no dever de falar. Não entendi ainda porque brigamos. Por que nossa história, que estava rumando para um acerto, desandou, virou um erro?", questiona. A irmã de Clotilde (Simone Spoladore), cujo final já foi revelado pelo Purepeople, entrega o que acha de Afonso e Shirley, o deixando furioso. "Mas ora! Me espanta a senhora acreditar que eu seria capaz de uma coisa dessas. Durvalina viu a Shirley sair do meu quarto, mas viu nós dois juntos? Viu alguma intimidade? Essa história é tão estapafúrdia que me faz acreditar que tudo isso só pode ser uma artimanha da Shirley! Um jogo para afastar a senhora de mim!", diz.
O pai de Inês diz ainda que só quer saber de Lola e, por isso, tirou Shirley de sua vida. Ele ainda faz uma declaração para a mãe de Alfredo. "Por que estou aqui, mal dormindo, mal comendo, devastado pela sua distância, dona Lola? Por que estou aqui, batalhando há tanto tempo, depois de todos os revezes? Sou um tonto, um louco, ou o maior mau caráter de todos os tempos? Dona Lola, não há a menor possibilidade de eu e a Shirley voltarmos a ser um casal. O meu coração pertence a outra pessoa", dispara. "O meu coração pertence à senhora. E não há tempo, coisa alguma ou outro alguém que possa fazer mudar isso", conclui, antes de beijar a amada.
Leia também sobre a novela "Amor de Mãe": Álvaro fica na mira da polícia e Vitória vira costureira
(Por Guilherme