Lola (Gloria Pires) vai se desesperar com o sumiço de Afonso (Cássio Gabus Mendes) na novela "Éramos Seis". Baleado durante a Revolução Constitucionalista, o comerciante não volta para casa e faz a protagonista pirar. Aflita, a mãe de Alfredo (Nicolas Prattes) resolve espalhar cartazes falando do desaparecimento do pai de Inês (Carol Macedo) e vai rezar para que o vendedor volte logo. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro, nesta terça-feira (11). Depois de sofrer um atentado, Afonso contrai uma doença no hospital e vê sua saúde ficar ainda mais em risco.
O confronto que põe frente a frente opositores e defensores do governo de Getúlio Vargas vai ser marcado pela morte de Tião (Izak Dahora) e por pouco Lúcio (Jhona Burjack) também não perde a vida. Paralelamente haverá espaço para o amor - Alfredo transa com Inês, mas acaba flagrado por Adelaide (Joana de Verona) quando troca beijos com a enfermeira. Depois do fim da guerra, vencida pelos rivais dos paulistas, Afonso é levado para o hospital sem ser identificado. É dessa forma que ninguém saberá o paradeiro do marido de Shirley (Bárbara Reis).
A viúva de Júlio (Antonio Calloni) até tem um fio de esperança ao ver a caminhonete do comerciante ser estacionada na frente do armazém. A matriarca dos Lemos sai correndo na direção do estabelecimento, só que ao ver quem está ao volante são policiais fica totalmente sem chão. "Mas isso é muito assustador. Encontraram o automóvel sem ele dentro", diz Lola para Inês. "Caramba, onde pode estar o meu pai", completa a ex de Carlos (Danilo Mesquita ), primeira vítima do confronto. "É motivo para estar preocupada, sim. Esta história de trazerem o carro, não darem notícia", diz Alfredo quando a mãe toca com nele o assunto.
Quem também irá entrar na busca a Afonso é Zeca (Eduardo Sterblitch), a essa altura já cuidando do filho de Clotilde (Simone Spoladore) como se fosse dele e de Olga (Maria Eduarda de Carvalho). O caipira também espalha fotos do quitandeiro e ainda coloca seu retrato nos jornais. Enquanto isso, Lola recorre ainda à oração. "Minha Santa, ilumina nosso caminho. O que pode ter acontecido com Afonso ninguém sabe. O que será? Esta demora não tem sentido. Que seja a preocupação apenas excesso de zelo, que ele esteja bem. E volte...", pede em prece a mãe de Isabel (Giullia Buscacio), que terá a primeira noite de amor com Felício (Paulo Rocha).
Leia também sobre a novela "Amor de Mãe": Lurdes é enganada de novo e Betina escapa da morte
(Por Guilherme Guidorizzi)