Tenório (Jayme Matarazzo) e a mãe, Lisiê (Ângela Vieira), terão novo embate nos últimos capítulos da novela "Além da Ilusão" assim que o ex-padre deixar a cadeia. Já sabendo da tragédia que atingiu sua namorada, Olívia (Debora Ozório), Tenório revolta a mãe ao revelar seus planos de seguir morando em Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro), de criar um jornal, e de se casar com a operária.
"Não me conformo com a sua decisão de não voltar comigo para o Rio de Janeiro, Tenório. Largou a batina e, ao invés de buscar um novo caminho profissional à sua altura e prosperar, resolveu se enterrar nesse fim de mundo", reprova a madame, antecipa o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
O namorado de Olívia, atingida por um tiro em manifestação, então confronta Lisiê. "Quem disse que não vou prosperar aqui? Vou sim. Pretendo usar a herança do papai para fundar um jornal aqui em Campos", confronta o ex-padre.
O desejo de Tenório enfurece sua mãe. "Um jornal? Você não pode estar falando sério. O que você entende do assunto? Você e suas ideias subversivas. Os meses de prisão não lhe serviram de nada, pelo visto", dispara Lisiê, na novela que chega ao fim dia 19 de agosto para dar lugar a "Mar do Sertão" (conheça aqui detalhes da nova história das seis).
Violeta (Malu Galli) será uma das últimas a descobrir que Rafael é na verdade Davi, o mágico condenado pela morte de Elisa (Larissa Manoela), sua filha mais velha. Só que o artista de rua é defendido por Isadora (Larissa Manoela), que assegura que ele é inocente no assassinato de Elisa.
Além disso, a modista surpreende a mãe ao revelar que voltou a se lembrar do rosto da irmã, superando um trauma que lhe acompanhava desde o crime.