Biografia
- Nascimento : 10 de abril de 1959, São Paulo
- Morte : 21 de novembro de 2019 (60 Anos), Orlando, EUA
- Signo : áries
Antônio Augusto de Moraes Liberato, conhecido pelo público como Gugu, foi um apresentador de TV que iniciou a carreira com apenas 14 ano como assistente de produção dos programas apresentados por Silvio Santos na Globo e na extinta TV Tupi.
Em 20 de novembro de 2019, sofre um acidente em sua casa em Orlando (EUA) ao cair de uma altura de 4 metros quando tentava consertar o ar condicionado instalado no sótão. Gugu teria sua morte confirmada, aos 60 anos, dois dias depois.
Em 2020 sua família lança um campanha de doação de órgãos que leva seu nome - o comunicador ao doar seus órgãos ajudou cerca de 50 pessoas.
Filho de caminhoneiro com lavadeira, Gugu cursou faculdade de Odontologia na cidade de Marília, em São Paulo, mas logo largou o curso e voltou para a TV. Acumulu diversas funções como repórter do informativo "Semana do Presidente", já no SBT.
Em 1981, ganha seu primeiro programa: o "Sessão Premiada", no qual distribuía prêmios nos intervalos dos filmes exibidos pela emissora paulista.
Em 1982, Silvio Santos procurou a diretora argentina Nelly Raymond e pediu que criasse um programa para ser exibido nas noites de sábados. Foi quando surgiu o "Viva a Noite". Após algumas mudanças no formato, que era dividido entre vários apresentadores, Gugu permaneceu no comando da atração sozinho.
Ele chegou a assinar contrato com a TV Globo em 1987, mas Silvio Santos interveio nas negociações diretamente com Roberto Marinho, dono da emissora carioca, para pedir a liberação do apresentador para permanecer no quadro SBT. Como estava prestes a se submeter a uma cirurgia, o dono do SBT fez uma proposta irrecusável a Gugu e ofereceu grande parte da programação dominical, além de um salário dez vezes maior incluindo ganhos com publicidade.
A estreia de Gugu nos domingos do SBT aconteceu em 17 de abril de 1988 à frente das atrações "Passa ou Repassa" e "Cidade Contra Cidade". Depois, viriam outras atrações como "Corrida Maluca", "TV Animal", "Big Domingo", "Programa de Vídeos" e "Nações Unidas".
Paralelamente aos programas de domingo, ele se manteve no ar nas noites de sábado. Em 1991, lançou o "Sabadão Sertanejo", que com o passar dos anos teve algumas mudanças de título até se chamar somente "Sabadão". O maior sucesso da carreira foi o "Domingo Legal", estreado em 1993 e que ultrapassava os 40 pontos de audiência no começo dos anos 2000.
Gugu também investiu na carreira musical lançando diversos discos, o último "Gugu Para Crianças". Foi ainda personagem de histórias em quadrinhos e teve uma vasta linha de brinquedos com seu nome.
Ao mesmo tempo, assinou colunas em revistas e jornais como "Contigo!", "Amiga" e "O Dia". Participou também de filmes ao lado de Pedro de Lara, Os Trapalhões, Xuxa e Angélica. Ganhou 11 Troféus Imprensa, incluindo estatuetas de Melhor Apresentador, Revelação do Ano e Programa Sertanejo.
Em junho de 2009, Gugu Liberato deixou o SBT e assinou contrato de oito anos com a Rede Record, onde passou a apresentar aos domingos o "Programa do Gugu".
Em fevereiro de 2015, estreia um novo programa intitulado apenas "Gugu". A atração teve como objetivo mesclar quadros de sucesso da carreira do apresentador, entrevistas e competições entre personalidades.
Em abril de 2018, o apresentador passou a comandar o reality show "Power Couple Brasil", um programa de competição entre casais. E em julho do mesmo ano ele estrou o reality musical "Canta Comigo".
Na vida pessoal, foi namorado das suas então assistentes de palco Marriette, Silvinha e Alessandra Scatenna. No começo de 2001, retoma a relação com a médica Rose Miriam, com quem já havia se relacionado nos anos 1980 e 1990. Em 10 de novembro daquele ano nasceu o primeiro filho do casal, João Augusto. E em 25 de dezembro de 2003, as gêmeas Marina e Sofia.