Nas últimas semanas da novela "Além da Ilusão", Violeta (Malu Galli) vai desprezar a irmã, Heloísa (Paloma Duarte), quando a costureira lhe revelar seu antigo caso com Matias (Antonio Calloni), seu cunhado. A mãe de Olívia (Debora Ozório) abre o jogo depois que a filha for atingida por um tiro, o que trará consequências irreversíveis para a tecelã.
E Violeta, claro, fica abalada por conta da traição, na novela das seis que chega ao fim dia 19 de agosto. "O que vai ser da minha vida sem o amor da minha irmã", questiona Heloísa para Leônidas (Eriberto Leão) ainda no hospital, antecipa o portal "ArteBlitz".
Depois, a costureira faz de tudo para que a irmã acredite que Matias lhe enganou, porém Violeta, a ser consolada por Eugênio (Marcello Novaes), não lhe dá ouvidos. A empresária afirma que duvida que Matias pudesse ter um comportamento tão sádico.
Já Heloísa questiona como a irmã não enxergou até agora a verdadeira personalidade do marido. E reforça sua tese que o ex-amante/cunhado é o assassino de Elisa (Larissa Manoela), crime que Matias só assume nos últimos capítulos.
Porém, Violeta segue irredutível. "Estamos falando de você! Da sua traição! Sempre fomos tão unidas. Teria doído menos se tivesse me enfiado uma faca nas costas", dispara a mãe de Isadora (Larissa Manoela), que irá encontrar provas contra o pai e à favor de Davi (Rafael Vitti).
Desesperada, Heloísa se atira diante da irmã, chorando e lhe implorando perdão. "Você é minha irmã amada, minha melhor amiga, minha referência de mãe, de mulher. Perder o seu amor também era meu grande medo! Me perdoa! Me perdoa!", repete, aflita.
Violeta, abalada, afirma que precisa de um tempo, enquanto Heloísa lembra já ter recebido uma punição. "Só se lembre, por favor, que já fui castigada o bastante ficando vinte e quatro anos longe da minha filha", fala firme.