Nos próximos capítulos de 'Renascer ', Tião (Irandhir Santos ) será preso e sofrerá na cadeia a partir de 16 de agosto.
Na reta final de 'Renascer', ainda não está definido o destino de Tião. Como o Purepeople anunciou, é possível que o jagunço seja feliz com a mulher, Joana (Alice Carvalho), já que o ator Bruno Luperi desistiu que a cozinheira tivesse um romance com Zinha (Samantha Jones). No entanto, parece que o desfecho do apaixonado pelo cramulhão ainda é uma incógnita, ou pelo menos será uma surpresa até o último capítulo.
Em cenas que irão ao ar entre os dias 16 e 17 de agosto, Tião será preso por desacatar o delegado Nórcia (Edmilson Barros) e resistir a uma reintegração de posse. Neste momento da trama, Tião terá voltado a morar com Joana, mas Egídio (Vladimir Brichta ) mandará seus capangas baterem nos trabalhadores rurais durante o casamento de Buba (Gabriela Medeiros) e José Augusto (Renan Monteiro ).
Ao aproveitar que grande parte da cidade estará na cerimônia, o vilão realizará seu feito, mas, humilhado, Tião pegará seus pertences e se mudará para uma roça abandonada do ex-patrão. No local, ele passará dias, até que o delegado o obriga a sair de lá.
Haverá uma grande confusão, já que Joana, que dormirá com ele na barraca da lona, testemunhará sua prisão e quase será presa com o marido. Damião (Xamã ) será quem impedirá a maldade.
"Dessas terra eu num saio nem depois de morto!", afirmará Tião. O delegado avisará que ele sairá preso por desacato, mas o peão declarará que não vai desacatá-lo. "Por desacato ou desobediência, isso vai terminar no mesmo lugar", dirá Nórcia.
Trancafiado em uma cela, Tião fará uma greve de fome. Alguns dias se passarão e será possível ver que o personagem de Irandhir Santos estará mais magro e abatido, pois se recusará a consumir um prato de comida oferecido pelo delegado. "Não é questão de gosto, não... É questão de princípio", ressaltará o ex-catador de caranguejo. O delegado então perguntará se ele está disposto a morrer de fome. "Melhor de fome que de vergonha!", finalizará o roceiro.