Paulo José foi homenageado por Cecília Dassi após sua morte, aos 84 anos, na noite desta quarta-feira (12) em decorrência de pneumonia. Gaúcho de Lavras do Sul, o artista estava internado havia 20 dias em hospital do Rio de Janeiro e enfrentava luta contra o Mal de Parkinson há mais de duas décadas.
Paulo tinha aproximadamente 60 anos de carreira e colecionou outros papéis marcantes como o Shazan, parceiro de Xerife, em "O Primeiro Amor" (1972), "Era Uma Vez..." (1998) e na série "Shazan, Xerife e Cia" (também de 1972). O amigo do mecânico-inventor era vivido por Flavio Migliaccio, encontrado morto em 2020 em seu sítio.
Em 1997, a na época atriz-mirim, e hoje psicóloga, interpretou a Sandrinha, filha de Orestes, personagem dele e que sofria com problemas relacionados ao alcoolismo, na novela "Por Amor", de Manoel Carlos. Em seu Instagram Stories, a também gaúcha de Esteio postou trecho de uma cena na qual contracenou com Paulo e Regina Braga.
"Paulo José partiu hoje. Um homem incrível. O sucesso da Sandrinha e do Orestes não teria sido possível se ele não tivesse me conquistado e criado um ambiente tão agradável nas gravações", iniciou. "Vivia inventando brincadeiras e gestos que tornavam crível e orgânica a intimidade de pai e filha", contou Cecília.
A hoje psicóloga lembrou quando encontrou o ator no bastidor e se assustou com uma maquiagem feita nele. "Lembro de quando o vi com maquiagem simulando machucados, gravando uma cena em que havia sido agredido. Comecei a chorar por vê-lo ferido e a equipe precisou me mostrar que era só maquiagem para me acalmar", recordou.
"O afeto que transbordava na tela não era encenação, era real. Que honra a minha. Que possamos honrar sua vida e jamais esquecer do seu talento e da sua beleza", pediu Cecília, de 31 anos sobre o ator, cuja última novela foi em 2014, quando atuou em "Em Família". Também na web, internauta homenageou Paulo com uma cena de "Por Amor", veja abaixo!
O falecimento de Paulo José é mais um ocorrido desde janeiro. No mês passado, aos 101 anos, Orlando Drummond perdeu a vida deixando um legado de personagens marcantes e dublagens memoráveis como Seu Peru, Alf e Popeye.
O jornalista Artur Xexéo não resistiu a um câncer em junho, e Paulo Gustavo foi vítima da Covid-19 em maio. Também nos deixaram a atriz Mabel Calzolari, MC Kevin , Eva Wilma, João Acaibe, Leo Rosa, Agnaldo Timóteo e Genival Lacerda.