O ator e dublador Orlando Drummond morreu aos 101 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos em sua casa no Rio de Janeiro. Sua trajetória na TV teve quase 80 anos e foi marcada por personagens icônicos e lembrada em diversas homenagens de amigos famosos, tal como aconteceu com o jornalista Arthur Xexéo, falecido há cerca de um mês. Veja a seguir as homenagens de famosos e mais sobre a trajetória de sucesso de Drummond!
Ele foi consagrado pelo extravagante Seu Peru, da "Escolinha do Professor Raimundo": em 1957, começou a interpretá-lo na TV e já o havia feito no rádio. O ator sempre deixava evidente sua paixão pelo bairro de Vila Isabel, na zona Norte do Rio, no qual viveu por 67 anos.
Até os últimos anos de vida, se manteve ativo e atuante. Seu último filme foi "De Perto Ela Não é Normal", lançado em 2020. "Eu fiz tudo que tinha direito. Estou aí com coragem para fazer muitas coisas ainda. De vez em quando, aparecem umas brincadeiras e eu vou", disse o artista, homenageado por um bloco de rua do Rio de Janeiro em 2019, no qual marcou presença. O artista deixa um legado em sua família: ele tem dois filhos, Orlando e Lenita, cinco netos - dos quais três também são dubladores - e quatro bisnetos.
Através das redes sociais, diversos famosos homenagearam Drummond com posts. "Querido Orlando, receba essa derradeira homenagem deste fã que cresceu acalentado por sua voz plena de magia e personagens. O Brasil com certeza vai lhe guardar no coração. Descanse guerreiro! Vamos guardar sua lembrança!", escreveu Miguel Falabella.
Mateus Solano, que contracenou com o ator em gravação especial de "Escolinha do Professor Raimundo", agradeceu ao colega de profissão. "Muito, muito, muito grato por sua passagem por este planeta! Descanse em paz!", indicou o global, confirmado no elenco de "Quanto Mais Vida Melhor", próxima novela das sete e de volta ao ar na edição especial de "Pega Pega".
Filho de Chico Anysio, Bruno Mazzeo também celebrou a obra deixada pelo centenário. "Viva Drummond! Dos grandes. Salva de palmas", escreveu o artista, que perdeu o irmão Cícero Chaves aos 39 anos no começo deste mês. "Hoje nos despedimos dessa estrela que nos marcou com a sua voz e sua arte! Obrigada, Seu Peru, por tudo", apontou Danielle Winits. Veja abaixo esses e mais posts!
Drummond nasceu em 18 de dezembro de 1919 no bairro de Todos os Santos, zona norte do Rio de Janeiro. com nove irmãos, ele iniciou sua carreira nos bastidores da Rádio Tupi. Contratado como contrarregra em 1942, conheceu amigos como Bibi Ferreira, Olavo de Barros e o diretor de teatro Paulo Gracindo, que o ajudou a torná-lo um radioator.
Na dublagem, está eternizado na voz de diversos personagens desde a década de 60. Ao todo, foram mais de 70 produções entre filmes e séries, dentre as quais estão personagens icônicos como Popeye, Scooby-Doo, Vingador (de "Caverna do Dragão"), Alf – O ETeimoso, o Gato Guerreiro (de "He-Man") e Sargento Garcia (de "Zorro").
Com Scooby-Doo, entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, no posto de dublagem de desenho animado a ficar no ar por mais tempo, aproximadamente 40 anos. Em 2019, voltou aos Estúdios Globo para uma participação na nova edição do humorístico "Escolinha". "Não tem preço. Enquanto eu estiver vivo, estarei presente com muito amor e carinho. Obrigado, obrigado, obrigado", afirmou à época.