Em 'Garota do Momento', João Vitor Silva é Ronaldo, rapaz que busca parecer mais eficiente do que o irmão, Beto (Pedro Novaes). Ao mesmo tempo, ele nutre sentimento semelhante por Celeste (Débora Ozório), irmã mais nova, pelo fato de não ser o primogênito.
Em determinado momento da história, Ronaldo se envolve com Bia (Maisa), a ex-namorada do irmão, sentimento desenvolvido para provocar inveja no mais velho ou por ser uma paixão platônica pela vilã.
"Naquela época, ser o primeiro filho era muito importante, já que ele era considerado o sucessor da família. Ao mesmo tempo, Beto é um cara progressista, que está focado no trabalho no jornal, enquanto Ronaldo está muito alinhado com os interesses do pai e com a agência de publicidade. O ciúme acaba tomando conta do meu personagem. Ele é carente e emocionado, por isso acaba fazendo besteiras por ser impulsivo, mas sempre com as razões dele. Não é uma agressão gratuita", resume João Vitor, de 28 anos.
Na vida real, o rapaz de 28 anos tem uma situação parecida na família. Caçula de 10 filhos, ele conta que o ciúme é latente entre todos, sendo um modo para chamar a atenção dos pais.
"Se existe ciúme com três irmãos, imagina com 10. Sou o mais novo deles e hoje somos sete vivos. Todos diferentes, mas quando a gente se reúne, cada um tenta chamar a atenção do pai e da mãe, numa dinâmica parecida com a família da novela. Confesso que, por ser mais novo, eu era mimado. Já o Ronaldo é muito ciumento", compara.
O ator destaca a relação invejosa de Ronaldo com Beto. "Usei muito da minha relação com os meus irmãos. Vira e mexe rola arranca-rabo em casa, mas, no final das contas, todo mundo se ama. Mesma situação de Ronaldo, que não é só o irmão invejoso. Ele cresceu junto de Beto e os dois se gostam", destaca o carioca, filho de pais nordestinos.
Lembrado até hoje como o Pedrinho do 'Sítio do Picapau Amarelo', João também se desenvolveu como ator maduro em 'Verdades Secretas 2'. Para as gravações do folhetim do Globoplay, o artista disse que sua mãe não assistia às suas cenas: "Ela se envolve muito. Com o Ronaldo, sente raiva. Mas personagens mais difíceis e cenas mais pesadas ela não vê."
'Em 'Verdades secretas', que tinha cenas com drogas e sexo, ela não assistiu a nada. Já na série 'Impuros’' ela acompanhou, mas não gostou do fato de eu falar muito palavrão. Coisas de mãe, né? 'Feras’' (série que aborda os conflitos da juventude em que ele apareceu nu) esquece! Acho que ela nem sabe o que fiz essa série (risos)”, comenta o artista.