'Doença progressiva, degenerativa e irreversível': Gladstone em 'Tieta', Paulo José viveu por 28 anos com grave distúrbio no cérebro
Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 12:17
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Paulo José enfrentou por quase três décadas uma grave doença no cérebro. 'Progressiva e irreversível', classificou o Gladstone da novela 'Tieta'
'Doença progressiva, degenerativa e irreversível': Gladstone em 'Tieta', Paulo José viveu por 28 anos com grave distúrbio no cérebro Gladstone em 'Tieta', Paulo José morreu aos 84 anos em 2021 após quase três décadas de luta contra o Mal de Parkinson 'Passei mal um bocado, sofri muito por causa disso', afirmou Paulo José sobre diagnóstico do Parkinson Paulo José indicou mudança após diagnóstico de Parkinson: 'Fiquei com mais urgência. Isso dá com relação à morte também, não é? A gente tem muita coisa para fazer então não posso perder muito tempo. Tenho que aproveitar, ser mais seletivo' Paulo José foi o Gladstone da novela 'Tieta'
Veja + após o anúncio

Paulo José lutou por quase trinta anos contra um grave distúrbio no cérebro. Infelizmente, o Gladstone da novela "Tieta" (1989-1990), atualmente em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo", morreu em agosto de 2021 aos 84 anos por complicações de uma pneumonia e depois de 20 dias de internação. Além do veterano, outros artistas daquela trama também já nos deixaram, como Claudia Magno (1958-1994), envolvida em rumor de grave doença.

O diagnóstico do Parkinson foi feito em 1993 quando o viúvo de Dina Sfat (atriz vítima de câncer em 1989) tinha 56 anos. "O Parkinson é apenas um sintoma evidente da condição humana, da finitude (...). Uma doença degenerativa, progressiva e irreversível", resumiu em entrevista ao programa "Roda Viva" (TV Cultura), em 1998. 

'Passei mal um bocado, sofri muito', afirmou Paulo José sobre Parkinson

O artista lembrou que não foi fácil encarar o diagnóstico da doença. "Ela colocou claramente para mim a consciência dos limites. Passei mal um bocado, sofri muito por causa disso", acrescentou o artista, apontando uma espécie de ganho após a chegada da doença.

Veja + após o anúncio

"Mas a sensação e eu perdi alguma coisa, ganhei outra. Quer dizer, fiquei mais interiorizado. Comecei a escrever, eu não conseguia escrever, tinha dificuldade... Sempre brigando com as palavras. Com o Parkinson comecei a escrever. Fecha uma porta, abre outra", prosseguiu Paulo José, dando uma lição.

"Primeiro é achar que a tua vida não acabou, não é? Que você tem coisa para fazer e na verdade me deu uma certa urgência, sim. Fiquei com mais urgência. Isso dá com relação à morte também, não é? A gente tem muita coisa para fazer então não posso perder muito tempo. Tenho que aproveitar, ser mais seletivo", ensinou

+ ator da novela 'Tieta' sofreu fratura exposta ao sobreviver à tragédia

O que é o Parkinson, doença que atingiu ator de 'Tieta'?

O Mal de Parkinson causa distúrbios no sistema nervoso central e leva à perda da autonomia. Ela causa tremores, instabilidade na postura, rigidez e lentidão. Quanto mais cedo se chega ao diagnóstico, as chances de um tratamento adequado aumentam para melhorar o estado do paciente.

Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros Doença Entretenimento
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias