Uma notícia triste para a televisão brasileira. Morreu na madrugada desta quinta-feira (23), o diretor Roberto Talma, aos 65 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de acordo com o jornal "O Globo". O profissional estava internado desde março, mês marcado pela morte do ator Claudio Marzo.
Roberto Talma Vieira, seu nome completo, nasceu em São Paulo e faria aniversário no próximo dia 29. O velório será neste sábado (25), às 11h, no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio. O corpo será cremado em cerimônia reservada a partir das 15h. Ele deixou três filhos, Raphael, Stephan e Matheus.
Antes de chegar à TV Globo, o futuro diretor passou pelas extintas TV Tupi, Rio e Excelsior. No começo da carreira, foi operador de videoteipe de programas como "Jornal Nacional", "Jornal Hoje" e "Globo de Ouro" - atração que voltou ao ar em 2014 pelo canal pago Viva.
Entre os trabalhos, inúmeras novelas e minisséries
Como diretor, Talma esteve à frente de várias novelas como as primeiras versões de "Selva de Pedra" e "Saramandaia", além de "O Grito", "Pai Herói", "Baila Comigo", "Sol de Verão", "Bebê a Bordo", "Que Rei Sou Eu?", "Rainha da Sucata" - cuja estreia completou 25 anos em março - "Renascer", "Aquele Beijo" e os remakes de "O Profeta", "O Astro" e "Gabriela". Além de "Colégio Brasil", "Dona Anja" e "O Direito de Nascer" (todas no SBT), e "O Campeão" (na Band).
O diretor também foi o responsável por minisséries e seriados como "Anos Dourados", "Anos Rebeldes", "Juba & Lula" e "Pé na Cova" - seu último trabalho. Talma passou ainda por atrações de variedades, infantis e de humor. Entre elas, "Chico Anysio Show", "Domingão do Faustão", "Você Decide" e "Xuxa no Mundo da Imaginação".
Ele ficou à frente dos especiais de final de ano de Roberto Carlos - artista que disponibilizou seu repertório na plataforma Spotify -, Tim Maia, Tom Jobim e da dupla Leandro & Leonardo.
Preta Gil lamenta morte do diretor
Filha de Gilberto Gil, a cantora usou sua conta de Instagram para mostrar sua tristeza com a morte de Talma. "Vou tentar expressar o que esse homem significou em minha vida: Roberto Talma , amigo dos meus pais, foi um tio presente na minha infância. Levava pra festa , viajava com a gente no final de semana, levava a gente pra os estúdios da Globo pra vê-lo trabalhar", escreveu a artista que irá se casar no mês que vem com o personal trainer Rodrigo Godoy.
Xuxa também lamentou a morte de seu ex-diretor, através de seu Facebook: "Meu 'gordinho' descanse, a saudade é enorme e será sempre". Gloria Perez foi outra personalidade a se pronunciar. "Saudade, Talma! Muita saudade!", escreveu a autora. "Roberto Talma partiu. Meu último trabalho com ele foi em 'Gabriela', quando caiu gravemente doente. Resistiu até agora", disse Walcyr Carrasco.
No "Mais Você", Ana Maria Braga deixou sua mensagem ao diretor. "Foi um grande amigo, que me recebeu de braços abertos. Ele era pura emoção e fazia tudo com intensidade. O Talma foi preparar a festa dos 50 anos da Globo lá em cima. Vai deixar saudade. Vá com Deus", disse.