Biografia
Escritor, roteirista e dramaturgo, Walcyr Carrasco estreou como autor de novela com o folhetim "Cortina de Vidro", no SBT, na década de 80. Entre 1990 e 1991, escreveu três minisséries para a Rede Manchete. Na emissora, escreveu ainda a novela "Xica da Silva" com Mário Teixeira, em 1996, após uma rápida passagem pela Globo.
Voltou para a Globo em 2000 escrevendo a novela "O Cravo e a Rosa", grande sucesso no horário das 18h. Em 2001, ele escreve "A Padroeira", na mesma faixa de horário, no ano seguinte assume a novela "Esperança", de Benedito Rui Barbosa, no capítulo 149, e em 2003 escreve "Chocolate com Pimenta".
Em 2005, o novelista foi responsável por outro grande sucesso no horário das 18h, "Alma Gêmea", uma reedição do clássico de Ivani Ribeiro. Depois vieram outros trabalhos de sucesso, como "O Profeta" (2006), "Sete Pecados" (2007), "Caras e Bocas" (2009), "Morde & Assopra" (2011). Em 2012, Walcyr foi responsável pelo remake da obra de Jorge Amado, "Gabriela", em homenagem ao centenário do escritor baiano. No elenco, Juliana Paes interpretou a personagem-título da minissérie.
É formado em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Por muitos anos, trabalhou como jornalista nos principais órgãos de imprensa do país como: nas revistas "Veja" e "Isto É" e nos jornais "O Estado de São Paulo", "Folha de São Paulo" e "Diário Popular", e ao mesmo tempo em que iniciava a carreira de escritor para a revista infantil "Recreio".
Walcyr estreou como autor no teatro com a peça "Batom", em 1995, e também escreveu seu primeiro livro aos 28 anos, "Quando Meu Irmãozinho Nasceu". Depois vieram outros, entre eles "Vida de Droga", "O Menino Narigudo", "Meus Dois Pais", "Pituxa, a Vira-Lata" e "A Ararinha do Bico Torto".
O sucesso e o reconhecimento da carreira de Walcyr lhe rendeu a cadeira número 14 na Academia Paulista de Letras.