Biografia
- Nascimento : 27 de março de 1963, Santa Rosa - Rio Grande do Sul
- Idade : 61 anos
- Signo : áries
- País : Brasil
Conhecida pelo título de "Rainha dos Baixinhos", Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, é desde a década de 1980 um dos maiores ícones da TV brasileira como apresentadora infantil, além de acumular experiências como cantora, atriz, modelo e empresária.
Xuxa nasceu em Santa Rosa, município do Rio Grande do Sul formado principalmente por descendentes de russos e de alemães, em 27 de março de 1963. Os pais, Alda - morta em 8 de maio de 2018 - e Luiz Floriano - falecido em março de 2017 no Rio de Janeiro -, tiveram mais quatro filhos: Solange, Mara Rúbia (morta em fevereiro de 2023), Cirano (morto em 2015 vítima de um infarto fulminante) e Bladimir, o Blad.
Este deu à Maria da Graça o apelido com o qual ficaria internacionalmente conhecida. O nome de batismo foi um promessa do pai de Xuxa, pois o parto da mulher tinha sido muito difícil. Em 1988, Xuxa incorporou o apelido ao nome e oficialmente se tornou Maria da Graça Xuxa Meneghel.
Aos 7 anos, a família se mudou para o Rio de Janeiro. A beleza da adolescente despertou o interesse de donos de agências de modelo. Aos 16 anos foi capa da revista "Carinho", e no ano de 1980 estampou mais de 80 revistas.
Em 1982, Xuxa foi capa da "Playboy"e chamou muita atenção, pois na época era namorada do ex-craque do futebol mundial, Pelé. Dois anos depois, a modelo foi contratada pela Ford Models para atuar nos Estados Unidos.
De 1983 a 1986, a apresentadora comandou o "Clube da Criança", na extinta TV Manchete, a pedido do diretor Maurício Sherman. Durante a semana trabalhava em Nova York e nos fins de semana gravava o programa infantil.
De 1986 a 1992, já na TV Globo, comandou um programa diário com o seu nome: o '"Xou da Xuxa". A atração foi um dos grandes sucessos da emissora, referência de gerações ate hoje. Foram mais de 2.000 programas, quase 130 discos de outro, 52 de platina e 10 de diamente.
Nesse período, Xuxa vendeu 18 milhões de cópias e lançou muitas futuras atrizes e atores que formavam na época seu elenco de "Paquitos" e "Paquitas", assistentes de palco e shows da apresentadora, como Letícia Spiller, Bárbara Borges, Juliana Baroni e Bianca Rinaldi.
O sucesso fez a apresentadora ser convidada, em 1989, para comandar mais uma atração na emissora, o "Bobeou dançou", exibido nas tardes de domingo. No mesmo ano, Xuxa inaugurou a Fundação Xuxa Meneghel que cuida de crianças e jovens carentes.
Nos anos de 1992 e 1993, a apresentadora se dedicou à carreira internacional através de dois programas: um na Argentina e outro, na Espanha. Em 1994, estreia o "Xuxa Park" e o quadro "Xuxa Hits", que viria a se tornar um programa. Em 1997, o "Xuxa Hits" passou a se chamar "Planeta Xuxa", um dos maiores sucessos entre o público adolescente. Durante a semana, Xuxa comandava o "Xuxa Park" e no final de semana, o "Planeta Xuxa".
De 2001 a 2004, a carreira de Xuxa se transformou: a diretora Marlene Mattos, profissional que a acompanhava há anos, havia saído do programa e dos negócios que envolviam a apresentadora. Muitos programas não deram certo, mas em 2005 a artista estreia a primeira fase do "TV Xuxa", programa reformulado e voltado para o público em geral e exibido aos sábados de manhã.
Em 2015, a loira anuncia a sua mudança de emissora e estreia um programa com o seu nome da TV Record, no mês de agosto. Sem conquistar uma audiência esperada, a atração passou por reformulações, até que em 2017 Xuxa lançou o programa "Dancing Brasil", produção da Endemol Shine Brasil, inspirado na versão internacional do "Dance With The Stars" e que ficou no ar até 2019.
Em 2018, apresentou um especial da atração com crianças. Já entre 2019 e 2020 conduziu o "The Four Brasil", e naquele ano, o "Canta Comigo All Stars", seu último trabalho na Record.
Na TV, Xuxa estrelou uma série de especiais, a maioria de fim de ano, interpretou a si mesma em novelas como "Sonho Meu" e "Torre de Babel"e nos remakes de "Ti Ti Ti" e "Pecado Capital", foi a protagonista de "As Brasileiras", em 2012, e deu vida a Irmã Maria da Graça em "Xuxa e as Noviças".
No cinema, estreou em 1982. Depois, protagonizou uma série de filmes a partir de 1988, como "Lua de Cristal", "Xuxa e os Duendes" e "Xuxa Gêmeas". Também passou pela TV argentina em 1991.
Em 1985, Xuxa gravou seu primeiro disco. Até 1997 foi lançado mais um álbum por ano. A coleção "Só Para Baixinhos" começou em 2000 e já teve outros 11 álbuns.
Quando o assunto é relacionamento pessoal, Xuxa ficou conhecida por namorar o ex-jogador Pelé e o piloto Ayrton Senna. É mãe de Sasha Meneghel Szafir, nascida em 28 de julho de 1998, filha da apresentadora com o empresário e ator Luciano Szafir. Iniciou um relacionamento com o cantor Junno Andrade em dezembro de 2012.
Xuxa empilha ainda uma série de prêmios como o Humanitário Audrey Hepburn, o Grammy Latino, vários Troféus Imprensa de Melhor Programa Infantil, o Quem de Televisão, e o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar.