Manoel Carlos voltou a ser assunto nesta sexta-feira (03), após notícias sobre seu estado de saúde. A equipe do icônico autor confirmou que ele teve uma piora no quadro da Doença de Parkinson. Muito antes de ser diagnosticado com o distúrbio neurológico, o artista já havia sofrido com a morte de três de seus cinco filhos, situação parecida com a do cantor Roberto Carlos.
O primeiro a partir foi Ricardo. Dramaturgo e autor, ele se juntou ao pai para escrever a minissérie “O Cometa”, exibida pela Band. Com 32 anos, ele veio a óbito em decorrência de complicações do vírus HIV.
Em 2012, o diretor Manoel Carlos Júnior morreu vítima de um ataque cardíaco. Com 58 anos, ele era o filho mais velho do autor. Por conta da perda do herdeiro, a novela “Em Família”, que substituiria “Salve Jorge”, foi adiada, indo ao ar apenas em 2014.
O ano em que foi exibida a última novela de Manoel foi, também, quando ele lidou com a perda do filho caçula. Aos 22 anos, o estudante de teatro Pedro Almeida sofreu um mal súbito e veio a óbito. Ele estava em Nova York, onde residia. Além disso, o autor também sofreu a partida da Maria de Lourdes, sua primeira esposa, com apenas 37 anos.
Manoel ainda é pai de Julia Almeida, atriz e diretora, e Maria Carolina, roteirista. Em depoimento presente no documentário “Tributo”, da Globoplay, o autor refletiu sobre a perda dos três filhos. “Eu tenho três filhos que perdi e estão presentes permanentemente na minha memória em tudo que faço. O que é superar? Acho até ingrato. Superar é esquecer? Minha vida é muito cercada de benefícios e das grandes alegrias que os filhos me deram”, pontuou.
Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (03), a equipe de Manoel revelou que, nos últimos meses, o autor teve uma piora em seu estado geral, com comprometimento motor e cognitivo agravados.
O comunicado informa que Manoel está “sob cuidados médicos especializados”, além do apoio da filha Júlia, e da esposa, Bety. A família também pediu que para que não haja visitas. “Estamos focados no manejo dos sintomas para garantir o máximo de conforto neste momento delicado”, declarou a médica responsável Drª. Roberta Zani.