Biografia
- Nascimento : 1 de abril de 1949, São Joaquim da Barra - SP
- Idade : 75 anos
- Signo : áries
- País : Brasil
Ana Maria Braga Maffeis é uma jornalista brasileira que alcançou fama nacional como apresentadora de programa de culinária e variedades. Nasceu em 1º de abril de 1949, em São Joaquim da Barra, São Paulo.
Antes de se tornar conhecida em todo Brasil, no programa "Note a Anote", da Rede Record, e depois no "Mais você", da TV Globo, Ana Maria já havia trilhado uma carreira de sucesso no jornalismo, sendo assessora e diretora comercial de rvistas femininas da editora Abril. Trabalhou nas principais revistas do país e foi apresentadora de telejornais da extinta Rede Tupi.
É filha única de um italiano, Natale Giuseppe Maffeis, e de Lourdes Braga. Estudou em internatos do interior paulista e fugiu de casa para fazer faculdade. Antes de ser jornalista, se formou em Ciências Biológicas na Universiade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e se especializou em Zoologia.
O trabalho como bióloga foi substituído pelo ofício de jornalista, o que fez com que anos mais tarde se dedicasse à formação de Jornalismo. Após 10 anos afastada da TV, Ana Maria foi convidada a comandar, em 1993, um programa na Rede Record, o "Note a Anote".
Além de apresentar, produzia e era diretora da atração. Três anos mais tarde passa a acumular um programa que levava o seu nome e era exibido na faixa noturna. Com tantas horas no ar acabou chegando ao Livro dos Recordes.
Em 1999, Ana deixou a Record e estreou em outubro na Globo. Inicialmente, o "Mais Você" ocupava a faixa vespertina, mas depois de alguns meses foi transferido para o horário matinal. Em março de 2020 sai do ar por conta da cobertura jornalística do novo coronavírus.
Retorna no mês seguinte como quadro do "Encontro com Fátima Bernardes". Só volta de fato para a grade em outubro. Um mês mais tarde a atração sofre o baque com a morte de Tom Veiga, o Louro José.
Já em maio de 2022, é diagnosticada pela 2ª vez com a Covid-19.
Ana Maria Braga tem dois filhos, Mariana e Pedro, do seu casamento com o economista Eduardo de Carvalho, com quem foi casada entre 1980 e 1992, e 4 netos (Joana, Bento, Maria e Varuna). Em 1997 assumiu namoro com o empresário Carlos Madrulha, mas a relação chegou ao fim em 2002.
Depois se relacionou de 2007 a 2009 com o também empresário Marcelo Frisoni. Uma década mais tarde engata namoro com o francês Johnny Lucet, com quem viria a se casar em fevereiro de 2020.
Ana já foi diagnosticada três vezes com câncer de pulmão (os mais recentes em 2015 e 2020), uma vez com tumor na pele (1991) e em outra ocasião (2001), com câncer no reto, que a levou a surgir com o cabelo raspado em seu programa.
Em 2020 após vencer o tumor pulmonar passa por uma cirurgia na mão em decorrência de uma Síndrome do Túnel do Carpo.
Além dos seus programas, Ana já virou personagem em história em quadrinhos e teve sua própria publicação para o público feminino, a "Utilíssima". Na TV participou como ela mesma de uma série de novelas como "O Clone" (2002), "Passione" (2010), "Cheias de Charme" (2012) e "A Dona do Pedaço" (2019), além do "Dança dos Famosos" (2010).
Ao lado de Xuxa estrelou as duas sequências de "Xuxa e os Duendes" (2001 e 2002). No cinema atuou ainda em "Crô: O Filme" (2013). Gravou ainda um disco na década de 2000 intitulado "Sou Eu" e lançou uma série de livros, principalmente de culinária.