O Ministério Público do Estado (MPE) informou que instaurou, na última sexta-feira (03), por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, um procedimento criminal para investigar as inúmeras ofensas à jornalista do "Jornal Nacional" da TV Globo, Maria Júlia Coutinho, a Maju. Na mesma noite, William Bonner declarou durante o telejornal que o caso não ficaria impune. A Coordenadoria solicitou ao MP que acompanhe o caso com rigor junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI). Maju passou por uma situação criminosa na noite da última quinta-feira (02). A jornalista de meteorologia foi alvo de ofensas racistas na página do "Jornal Nacional" no Facebook.
Após a produção do telejornal ter publicado uma foto da apresentadora diante do painel de meteorologia, com um link sobre a previsão do tempo, diversas mensagens ofensivas e de teor racista foram direcionadas à repórter. De acordo com o promotor de Justiça Criminal Christiano Jorge Santos, pessoas que cometem tais crimes na web acham que estarão impunes. "As pessoas acham que estão navegando em um oceano de impunidade, mas já presidi várias investigações (sobre crimes de racismo na internet) e tive sucesso", afirma o promotor de Justiça, que reiterou: "Para nós, não faz diferença se é conhecida ou não".
'JN' lança companha contra racismo
Após os ataques, a equipe do telejornal promoveu uma campanha contra a atitude racista de internautas intitulada "Somos Todos Maju Coutinho". A repercursão foi rápida e a hashtag "SomosTodosMajuCoutinho" já é uma das mais usadas no Twitter. Celebridades como Sheron Menezes, Camila Pitanga, Caio Blat, Serginho Groisman e Alcione defenderam a jornalista nas redes sociais. "Talentosa", "linda de morrer", "não tolero preconceito" e "justiça" foram algumas das palavras de carinho para Maju, que ganhou o apelido carinhoso de William Bonner.
Querida pelo público e pelos colegas de trabalho, inclusive pelo âncora do "Jornal Nacional", que elogiou a chegada de Maju ao telejornal, a jornalista tem atraído a atenção dos espectadores. Feliz com a boa fase na carreira, Maria Júlia declarou sentir-se à vontade com a parceria de Bonner. A repórter começou a fazer parte da equipe depois que telejornal mudou de formato, e até mesmo alvo de algumas críticas.
(Por Ana Carolina Brito)