Qual é o limite que um fã deve ter ao abordar seu ídolo? No final do ano passado, Paulo Gustavo criticou a abordagem de pessoas com pedidos de selfie em momentos e locais inusitados, como o CTI de um hospital, e criou polêmica. Maria Clara Gueiros traz agora o assunto novamente à tona. Em entrevista ao Purepeople, a atriz diz que, por fazer humor na TV, alguns admiradores de seu trabalho confundem ficção com realidade.
"Como estamos sempre alegres na TV, às vezes acham que vivemos assim. Chegam como se fossem íntimos e você não conhece a pessoa", diz ela. "Sou muito tímida. Algumas pessoas berram meu nome e, nessas horas, quero morrer", admite.
Questionada sobre o que tira seu humor, Maria Clara não titubeia. "Falta de educação, gente que não tem delicadeza para chegar e sai pegando. Você não faz isso com ninguém, né? E sou superdelicada, de verdade. Adoro o público carinhoso comigo, mas, se chegar errado, eu reclamo", conta, sem cerimônia.
'Ainda me perguntam: 'vem cá, te conheço?'', diz atriz
Maria Clara mostra, no entanto, ter consciência da importância dos fãs. "A gente trabalha numa profissão que é com o público e para o público. Então não podemos reclamar dele. Só de falta de edução. Mas é bobagem reclamar do assédio porque, se não fosse o público, a gente não teria para quem fazer nosso trabalho", esclarece a atriz, que, até hoje, é parada nas ruas por causa da Laura, do "Zorra Total".
A irônica personagem foi seu primeiro trabalho de destaque na TV, em 2004. "Ainda me perguntam muito: 'vem cá, te conheço?'. É impressionante! Mas ainda bem, né? Sinal de que ficou na memória das pessoas", festeja. Relembre a personagem:
'Quero muito fazer drama', conta Maria Clara
E Maria Clara provavelmente continuará lidando com os fãs que confundem ficção com realidade. Isso porque ela interpretará outra personagem divertida na TV, depois das engraçadas Bibi e Neusinha, nas novelas "Insensato Coração" (2011) e "Lado a Lado" (2012), respectivamente. Em "Babilônia", ela será a mulher do malandro Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes). Karen se irrita com as constantes armações do marido, mas não resiste ao seu charme e acaba sempre perdoando-o, até mesmo sua traição com Regina (Camila Pitanga).
"Não é uma personagem cômica, mas é um núcleo leve e bem-humorado", pontua a atriz. "Então não vai escapar do humor", completa ela, cuja personagem será cunhada do metódico e não menos divertido Norberto, vivido por Marcos Veras.
Para depois que "Babilônia" chegar ao fim, Maria Clara tem planos ambiciosos na TV: finalmente interpretar algo sem humor, como Heloísa Perissé teve a oportunidade na novela "Boogie Oogie". "Quero muito fazer drama. É importante para um ator mostrar vários lados de seu trabalho. Mas também não é algo do tipo: só quero drama daqui pra frente", brinca.
(Por Anderson Dezan)