Biografia
- Nascimento : 30 de outubro de 1978, Niterói, Rio de Janeiro
- Morte : 4 de maio de 2021 (42 Anos), Rio de Janeiro
- Signo : Escorpião
- País : Brasil
Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, conhecido apenas como Paulo Gustavo, foi um ator, comediante e escritor formado pela escola de intepretação Casa das Artes de Laranjeiras. Nascido em Niterói, município do Estado do Rio de Janeiro, o artista se destacou na nova geração de comediantes brasileiros.
O ator foi internado em março de 2021 em hospital do Rio por conta da Covid-19. Foram quase 60 dias hospitalizado até a morte, em 4 de maio. No período de internação, passou a maior parte do tempo intubado e chegou a acordar nos últimos dias de vida, interagindo com equipe médica, parentes e amigos.
Paulo também passou por cirurgia para conter hemorragia, foi submetido a transfusão de sangue e respirou com auxílio de pulmão artificial.
A visibilidade nos palcos surgiu no fim de 2004, na época em que integrou o elenco do espetáculo de humor "Surto", grande sucesso de público e crítica. Interpretava a divertida personagem Dona Hermínia, que se tornaria um dos papéis mais marcantes de sua carreira e que levaria para o cinema e TV.
Formado em janeiro 2005, Paulo Gustavo deixou o elenco da peça para fazer o espetáculo "Infraturas", em cartaz por nove meses, escrito por Fábio Porchat e com direção da atriz Malu Valle. Ainda em 2005, estreou nos palcos em "João Ternura", dirigido por Marcus Alvisi.
No ano seguinte estreou o monólogo "Minha Mãe É Uma Peça", escrito por ele com direção de João Fonseca. Paulo Gustavo volta a interpretar a personagem cômica Dona Hermínia, a dona de casa de meia idade que já havia sido apresentada ao público em "Surto", inspirada na mãe do artista.
Após quatro anos com o espetáculo, Paulo Gustavo de despiu de figurino e maquiagem e voltou a subir ao palco em espetáculo solo com o "Hiperativo", dirigido por Fernando Caruso. No stand-up comedy, o ator satiriza o comportamento e as relações humanas, como todas as suas neuroses e paranóias.
Na TV, o comediante fez participações em programas como "Minha Nada Mole Vida", "A Diarista", "Casos e Acasos" e "Sítio Do Pica-Pau Amarelo", ganhando destaque pela atuação no filme e no seriado homônimo "Divã", protagonizado por Lilia Cabral, no papel do cabeleireiro Reneè.
Desde 2011, apresenta o humorístico "220 Volts" no canal Multishow. Segue em turnê com "Hiperativo" e "Minha Mãe É Uma Peça", espetáculo que rendeu uma adaptação para os cinemas em 2013 e que ganha continuidade em 2015 e 2019.
Ainda na TV, estreou o sitcom "Vai Que Cola", também no Multishow e que teve versão em filme. Depois vieram o "Paulo Gustavo na Estrada" (2014) e "A Vila" (2017). Já no cinema, atuou também em "Fala Sério, Mãe!" (2017).
Paulo Gustavo oficializou a união com o dermatologista Thales Bretas em dezembro de 2015. Dois anos depois conta que seria pai ao lado do marido através de procedimento de barriga de aluguel, mas um aborto espontâneo ocorre durante a gestação.
Os filhos gêmeos, Romeu e Gael, nasceram em 18 de agosto de 2019.