Os incêndios de grandes proporções que atingem Los Angeles, nos EUA, deixando cerca de 30 mil desalojados e cinco mortos, provocaram uma importante mudança no calendário do Oscar 2025, a mais importante premiação do cinema. Agora, a lista dos indicados será divulgada no dia 19 de janeiro, com a expectativa de Fernanda Torres figurar na relação após a vitória no Globo de Ouro.
Aliás, foi por causa da catástrofe ambiental que a participação da brasileira a um programa de entrevistas americano acabou cancelada. Inicialmente, a Academia iria soltar a aguardada relação no dia 17 (próxima sexta-feira). Até o momento, a cerimônia do Oscar segue agendada para 2 de março, um domingo. E com a mudança, os votantes terão mais dois dias para indicarem seus preferidos.
+ em 2024, atriz de 'Floribella' perdeu filho criança em incêndio e Valesca Popozuda parou show às pressas por fogo em boate
Bill Kramer, presidente-executivo da Academia, lamentou a tragédia climática, que já arruinou 2.000 imóveis. "Queremos oferecer nossas mais profundas condolências para aqueles que foram impactados pelos incêndios devastadores no sul da Califórnia. Tantos de nossos membros e colegas de indústria vivem e trabalham na região de Los Angeles, e estamos pensando em vocês".
Além dos indicados ao Oscar, outros eventos estão sendo adiados de forma contínua por conta dos incêndios. Casos do lançamento da cinebiografia de Robbie Williams, e do filme "Lobisomem". E não só são os anônimos que tiveram suas casas destruídas ou afetadas parcialmente pelo fogo. James Woods foi uma das personalidades afetadas, assim como Paris Hilton, cuja propriedade na praia foi arrasada.
Os ventos fortes, os maiores desde 2011 e que superaram os 160km/h acabam contribuindo para a tragédia, aliados à vegetação seca. O estado da Califórnia está em situação de emergência, por exemplo, e o total de casas atingidas de alguma forma pela catástrofe passa das 1.900 mil.