Aos 95 anos, Laura Cardoso recebeu tripla homenagem em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (18). Vista atualmente na nova reprise da novela "Mulheres de Areia" (1993), na qual interpreta Isaura, mãe das gêmeas Ruth e Raquel (personagens de Gloria Pires), a veterana recebeu o Troféu Oscarito (1906-1970; humorista espanhol que conquistou fama no Brasil e fez longa parceria com Grande Otelo no cinema), entregue esse ano também a Léa Garcia, que morreu horas antes da premiação no último dia 15.
Na hora de subir ao palco do Palácio dos Festivais, Laura teve a companhia do bisneto Fernando, com quem visitou recentemente a casa que morava na juventude. "Muito obrigada por gostarem do meu trabalho", afirmou, emocionada, a atriz, que cruzou o tapete vermelho estendido na porta do teatro.
Ao seu lado estavam ainda Lucy Barreto, produtora, Ingrid Guimarães e Alice Braga, uma das brasileiras a conquistar o cinema americano, todas as três também homenageadas no festival deste ano. Antes de ganhar o Troféu Oscarito pelo conjunto da obra, Laura ganhou o Troféu Eduardo Abelin.
Além disso, imortalizou suas mãos na Calçada da Fama, localizada em frente ao Palácio, esbanjando simpatia e bom humor, repetindo gesto de Grazi Massafera dias atrás durante passagem pela cidade serrana. A protagonista de "Verdades Secretas", aliás, arrasou com um look poderoso all black, fenda e transparência.
Paulista nascida em 13 de setembro de 1927, Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni acumula uma carreira de mais de 70 anos na TV brasileira. Sua estreia foi em 1950, ano em que o veículo chegou ao país. Como os registros dos primórdios da televisão são pequenos ou de difícil pesquisa não se pode cravar exatamente o número de novelas nas quais atuou.
Laura esteve na Tupi, Globo, Band, Record e Excelsior. Foram quase 60 novelas. Com destaque para a versão original de "As Pupilas do Sr. Reitor", e os remakes de "A Viagem", "Irmãos Coragem", "O Profeta", "Ciranda de Pedra" e "Gabriela". O mais recente papel em novelas foi em 2019 com a Matilde de "A Dona do Pedaço".