Um dos papéis mais marcantes de Laura Cardoso foi o de Guiomar em "A Viagem", novela que voltou ao ar pela terceira vez no canal pago Viva (as outras reprises foram em 2014/2015 e 2020/2021). E para recordar não só Guiomar como outras inúmeras personagens, a Globo homenageia a veterana de 96 anos, triplamente condecorada no Festival de Cinema de Gramado (Rio Grande do Sul) em 2023, nesta sexta-feira (26) às 23h15 no "Tributo".
Laura chegou à TV em 1950, ano de inauguração da televisão brasileira, e já passou pelas extintas Tupi e TV Rio, além de Cultura, Record e Band, sendo vista em "As Pupilas do Senhor Reitor"(1970), "Mulheres de Areia" (1993) e "Gabriela" (2012) só para citar três novelas.
Mas você sabia que Laura chegou a deixar a novela "A Viagem" durante as gravações? O fato se repetiria anos depois em "Sol Nascente" (2016, por conta de uma internação) e em "A Dona do Pedaço" (2019) e agora o Purepeople te conta!
Na época, Laura precisou ser submetida a uma operação e por isso sua personagem passou a morar algum tempo em um sítio, que se tornaria, posteriormente, outro cenário da história. Ao site "TV História", Solange Castro Neves, autora de "A Viagem", entregou um receio da artista.
"A grande preocupação da Laura era o desfecho da sua personagem. Ela não queria, de maneira nenhuma, morrer na trama e eu prometi a ela que não iria acontecer", recordou, acrescentando que a artista chegou a gravar cenas em um hospital.
"Depois, quando em recuperação, sua volta aos estúdios da Globo foi motivo de grande comemoração. Essa cena eu escrevi com muito carinho e gratidão", prosseguiu Solange.
No remake de Ivani Ribeiro (1922-1995) - o original é de 1975 -, Laura se tornava uma das possuídas pelo espírito vingativo de Alexandre (Guilherme Fontes, ator prestes a voltar ao ar em novela da Globo). Dessa forma, Guiomar, mãe de Andrezza (Thaís de Campos), passa a humilhar e discutir constantemente com Raul (Miguel Falabella), seu genro, deixando para trás a ótima relação que tinham.
Para piorar, o fato deles não terem filho só torna a convivência cada vez mais explosiva. Outras vítimas de Alexandre são Tato (Felipe Martins), para atingir Otávio (Antonio Fagundes), advogado de acusação em seu julgamento por assassinato), e seu outro irmão, Téo (Maurício Mattar), marido de Dináh (Christiane Torloni).
E quem tenta fazer de tudo para que Alexandre desista de sua vingança é o médico e médium Alberto (Cláudio Cavalcanti, um dos artistas já mortos do elenco).