Juliana Alves , que interpreta a periguete Valeska em 'Babilônia', compartilhou histórias de bullying e opinou sobre preconceito com o público do 'Altas Horas' exibido no sábado (25). A atriz, que juntou-se ao coro de artistas que defendeu a jornalista Maria Julia Coutinho, a Maju, que foi alvo de racismo, foi veemente:
"A gente não tem como negar que o Brasil é um país preconceituoso", disse a atriz, que completou: "O racismo é uma doença que tem que ser curada".
Ela aprendeu com a família a lidar com o assunto de forma a não ficar na postura de vítima: "Sempre tive uma clareza de que, quando alguém expressa um pensamento preconceituoso, é essa pessoa que tem um problema", explicou. Juliana sofreu bullying na adolescência por conta de seu cabelo: "Na verdade, eu vivi vários episódios e não fazia drama disso. Mas também não fingia que não estava vendo para poder superar",disse.
O assunto sobre racismo foi levantado na mídia nos últimos meses após a jornalista que apresenta a previsão do tempo no "Jornal Nacional", Maria Júlia Coutinho, ser alvo de ofensas racistas na página do JN no Facebook, no mês de junho. Após os ataques, a equipe do telejornal promoveu uma campanha contra a atitude racista de internautas, intitulada "Somos Todos Maju Coutinho". Juliana Alves, Taís Araújo, Caio Blat e outras personalidades aderiram rapidamente ao movimento, que teve muita repercussão nas redes socias. A jornalista Glória Maria, que também passou por preconceito, deu força à colega de profissão: "Não desista nunca".
Juliana se preparou para viver Valeska
Durante a gravação do "Altas Horas" a atriz disse que ficou sabendo com antecedência sobre qual seria sua personagem trama: "Tive alguns meses para estudar um pouco sobre essa mulher que era 'bãbãbã' na comunidade", contou Juliana, que gravou recentemente cenas em que aparece de biquíni contracenando com o ator Marcos Veras.
A atriz, que está solteira e passou o Dia dos Namorados livre, leve e solta após 10 anos emendando namoros, emagreceu quase 9kg em menos de seis meses. Ela apostou em ginástica funcional para poder entrar nos figurinos de Valeska.