As falas de Harry e Meghan Markle na série da Netflix seguem rendendo problemas na Família Real. Desta vez, os dois, assim como seus filhos, foram excluídos da lista de convidados da festa de Natal promovida pelo rei Charles e pela rainha consorte, Camilla.
De acordo com o jornal "Mirror", eles não estarão presentes no evento real, o primeiro após a morte da Rainha Elizabeth II. A ideia é que o Natal deste ano transmita a sensação de positividade depois de um ano conturbado, com o luto pela monarca e as polêmicas envolvendo Harry e Meghan. A festa deverá ser a maior dos últimos anos, já que as de 2020 e 2021 foram pequenas devido à pandemia.
O que chama atenção na lista de convidados é a presença inédita dos filhos da rainha consorte Camilla, Tom Parker-Bowles e Laura Lopes. Quem também irá prestigiar o evento é o irmão de Charles, príncipe Andrew, e sua ex-esposa Sarah Ferguson. Em janeiro deste ano, a rainha retirou os títulos militares do terceiro filho após ele ser acusado de ter abusado de uma menor de idade.
A fim de demonstrar união, o rei e a rainha consorte, assim como os demais convidados, planejam caminhar junto para a missa matinal no dia 25.
Este pode ser apenas o primeiro evento real do qual Harry e Meghan Markle serão excluídos. Por causa das fortes críticas feitas à Família Real no documentário, Rei Charles III planeja não chamar os dois para sua coroação, em maio. No entanto, antes disso, especialistas na monarquia já aconselharam o casal a não ir a Londres para o evento.
O ex-líder conservador Iain Duncan Smith disse ao "The Mail": "Se eles não gostam tanto da família real, por que compareceriam à coroação?". O político David Mellor fez uma crítica pesada: "Eles ganham dinheiro vendendo sua família rio abaixo. Acho que deveria ficar claro que o povo britânico não os quer lá".
Outro ponto usado pelos britânicos é a segurança do Rei Charles III. O ex-chefe da guarda real Dai Davies declarou que as fortes alegações feitas pelo casal no documentário podem representar um risco ao evento. "A falsa narrativa apresentada nesta série pode fazer com que pessoas com fixação na Família Real realizem suas fantasias", afirmou ele.