
Em cenas que devem ir ao ar na metade de abril em 'História de Amor', Assunção (Nuno Leal Maia) passará por uma grande transformação em sua vida. Machista e autoritário, o professor de educação física sofrerá um acidente que o deixará em uma cadeira de rodas.
Exibida na Faixa Especial da Globo, a novela de Manoel Carlos mostrará o desespero de um homem que não aceita ser comandado por mulheres de peso, algo que ele sempre as criticou.
A essa altura da novela, o personagem de Nuno Leal Maia já terá feito as pazes com Joyce (Carla Marins). Durante um bom período da trama, o esportista ignorou a própria filha após descobrir sua gravidez, encoberta por ela desde o início da gestação.

Descoberto o segredo, Assunção rompeu bruscamente as relações com a moça, a rejeitando e pedindo que não o chamasse mais de pai.
No entanto, ao visitar a filha, ele terá uma séria discussão com Helena (Regina Duarte) ao comentar que comprou o apartamento e colocou em nome de Joyce.
A discussão será tão intensa que Assunção sairá transtornado, dirigindo em alta velocidade. Helena se sentirá responsável pelo acidente, especialmente quando a própria filha a culpar, ignorando o fato de que a mãe sempre o defendeu, mesmo quando ele a discriminava.

Com depressão profunda, Assunção passará por uma profunda reflexão mental, pensando até em cometer suicídio. Logo as mulheres de sua vida, Valquíria (Cláudia Mauro) Helena e Joyce serão seu alicerce para retomar às atividades.
Na sequência, ele seguirá praticando atividades esportivas, tornando-se um nome importante na luta por pessoas com deficiência física.