'Alma Gêmea ' está em sua reta final no Vale a Pena Ver de Novo. Nesta semana, a Globo exibe a última semana da trama de Walcyr Carrasco, fazendo dobradinha com os primeiros episódios de 'Tieta'. Como a maioria das pessoas já sabe, no último capítulo, Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) morrem após um tiro que Cristina (Flávia Alessandra) deu, por acidente, na mocinha.
Na época da exibição original, em 2006, Carrasco declarou que sua intenção era impactar o público. Para despistar a imprensa, o novelista criou mais de um desfecho bombástico, sendo que em um deles, apenas Rafael morre, enquanto Serena é salva por Terê (David Lucas). "Escrevi finais diferentes, porque não quero que seja divulgado. Quero que o público se emocione com um final surpreendente", explicou o autor ao jornal Extra.
No entanto, o escritor não teve muito sucesso no mistério em torno do final de Rafael e Serena. Naquele ano, o desfecho escolhido vazou antes da hora, e a notícia sobre o fim dos protagonistas não agradou. "Isso é um absurdo. Queria que o mal fosse punido, chega de maldade! Eu esperava que, pelo menos na ficção, o bem vencesse. O mundo já anda tão ruim...", disse Vera Perrone ao Jornal de Brasília em 24 de fevereiro de 2006.
"A morte deles frustra muito as pessoas que acompanham a novela. Tomara que Walcyr mude esse final", reclamou Lívia Peixoto. Ao mesmo tempo, o autor também fez mistério para o elenco, que recebia o último capítulo em casa, porém, incompleto. "O final eu decido na última semana", escreveu o autor.
"Isso tudo está muito estranho. Os capítulos de Walcyr sempre foram muito bem escritos e me surpreendi ao ler o que chegou. O final dos vilões está sem pé nem cabeça e não acredito que ele vá matar o casal", respondeu um ator do elenco, que preferiu não ser identificado.