Os bastidores da novela "Mania de Você" tem sido muito agitados. Afinal, cenas estão sendo cortadas e tramas antecipadas pela cúpula da Globo, irritando o autor e elenco. Apesar das mexidas, por ora, a trama das nove não corresponde na audiência na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário e de TV mas provoca reações na web.
Um exemplo foi o golpe com frigideira que Viola (Gabz) aplicou em Luma (Agatha Moreira) no capítulo desta terça-feira (12). Mas engana-se quem pensa que "Mania de Você" é a primeira novela das oito/nove a dar dor de cabeça para a Globo. Outros folhetins a partir dos anos 1990 também já precisaram "consertar o avião durante o voo". O Purepeople te conta!
Voltando mais de uma década no tempo, a história de Gilberto Braga também apresentou problemas em relação à audiência e viu uma parte do público pular para a mexicana "Carrossel". Sobraram críticas até para Márcia (Malu Mader), que entregava a virgindade a Felipe Barreto (Antonio Fagundes).
A personagem acabou castigada por conta da recepção negativa. E ao contrário de "Mulheres Apaixonadas" (2003), uma cena de assalto a edifício também não agradou.
De autoria de Aguinaldo Silva com direção de Daniel Filho, "Suave Veneno" prometia reviravoltas a cada trinta capítulos. O elenco de peso puxado por José Wilker (1944-2014) e Gloria Pires não impediu os problemas. No final de janeiro, mês da estreia, a novela marcou 31 pontos, na época o índice mais baixo de todos os tempos para a então faixa das oito.
Para efeito de comparação, a antecessora, "Torre de Babel", ficava na casa dos 60. No segundo mês no ar, a história já havia batido novo recorde negativo (29 pontos). Diante disso, cenas foram reeditadas por Daniel e Ricardo Waddington, e o que estava previsto para março foi antecipado. Por fim, Aguinaldo fez modificações em cenas já escritas. Na época, se atribuiu ao período de férias/pré-carnaval o declínio no Ibope. Já pesquisas com telespectadores provocaram outras mudanças na história.
O dente quebrado de Reynaldo Gianecchini em uma cena de briga foi apenas um dos problemas encarados pela novela de Benedito Ruy Barbosa. Em um período, as gravações atrasaram e as cenas passaram a ir ao ar cerca de 48 horas depois.
Com audiência baixa, chegou a se ventilar um mal-estar entre Benedito e a direção da novela. No final daquele ano, Walcyr Carrasco foi nomeado pela Globo como co-autor de "Esperança". Por fim, no começo de 2003 a novela já havia se tornado o segundo pior Ibope da faixa.
Novela que marcou a aposentadoria de Manoel Carlos, a história também sofreu com o Ibope e nem mesmo a mudança de fases provocou um crescimento nos índices. Isso fez a trama largar polêmicas, apostar no humor e dar mais espaço para Bruna Marquezine.
Mais recentemente, "Os Dez Mandamentos" se tornou uma pedra no sapato de "Babilônia". A trama da Globo chegou a ficar na casa dos 25 pontos e ter menos audiência que "I Love Paraisópolis".
Gilberto Braga chegou a classificar a situação como humilhante. Entre várias mudanças, o personagem de Marcos Pasquim que era homossexual passou a ter interesse por mulheres, e mocinha Alice, de Sophie Charlotte, deixou de ser garota de programa.