Ana Paula Arósio começou sua carreira no SBT assim como outros famosos, entre eles Larissa Manoela, que guarda outras três semelhanças com ela. Longe da telinha desde 2010, quando atuou na série "Na Forma da Lei" e revelada pela emissora de Silvio Santos há 30 anos em "Éramos Seis" após uma apresentadora declinar do papel de Amanda, Ana Paula foi alvo uma disputa entre SBT e Globo.
Isso mesmo! Em 1997, a disputa entre as então rivais históricas pela audiência, quase fez a produção da rede carioca ter outra protagonista. Naquela época, Ana Paula já havia atuado em "Razão de Viver" (1996, remake de "Meus Filhos, Minha Vida", de 1984/1985) e protagonizado "Os Ossos do Barão" (1997, também um remake - do original de 1973, da Globo).
Mas como foi essa disputa? O Purepeople te leva 25 anos no tempo e te conta!
A atriz foi emprestada pelo SBT para a Globo no começo de novembro de 1997. Àquela altura, a artista tinha contrato com a rede paulista até maio e era esperada em Tiradentes (MG) para iniciar as gravações da minissérie "Hilda Furacão" (de Glória Perez e baseada no romance de Roberto Drummond, 1933-2002, lançado em 1991), uma semana após o pontapé inicial dos trabalhos.
Após o fim do vínculo, Ana retornaria à Globo agora contratada. O imbróglio começou quando a condição imposta pelo SBT: a atriz precisaria gravar quatro episódios da segunda versão do "Teleteatro". Cinco dias depois, no dia 7, o empréstimo de Ana Paula virou dúvida por conta de cláusula do contrato e Luana Piovani passou a ser especulada como protagonista de "Hilda...".
Na ocasião, rumor apontou que Ana teria que ao retornar o SBT renovar seu contrato por dois anos, gerando o impasse. Só que uma nova mudança aconteceria no mesmo dia 7, com a chegada de Ana à cidade histórica após os problemas serem resolvidos.
"Havia uma cláusula quase impossível de se mexer, mas a gente conseguiu mexer. Houve uma negociação muito correta das partes", explicou ao "O Globo". O empréstimo só valeu até o último dia de janeiro de 1998 o que fez a artista gravar 14 horas por dia para dar conta do recado. "O ritmo está horroroso. É muita coisa para fazer e eu estou pressionada", relatou, segundo o "Jornal do Brasil".
Poucos dias depois, Ana Paula, então namorada de Tarcísio Filho, já retornaria ao SBT para gravar os "Teleteatros", baseados em textos mexicanos. Por fim no mesmo 1998, a atriz chegaria de vez à Globo para um ciclo de 12 anos, período no qual foi mãe de um hoje galã em novela de enorme sucesso e de uma atriz em produção de época.