Faustão segue em recuperação após cirurgia para transplante de coração, realizada há cinco dias. O apresentador, que emocionou o país com um vídeo onde fala sobre o atual momento, teve o estado de saúde atualizado em um boletim médico, divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein na tarde desta sexta-feira (01).
Faustão foi transferido para a unidade de terapia semi-intensiva, o que representa que ele ainda inspira cuidados intensos, mas não demanda mais monitoramento permanente. Por lá, ele segue em processo de reabilitação. Além disso, a função cardíaca permanece normal e sem intercorrências, segundo os médicos.
Faustão está internado desde o dia 5 de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca, condição que ele descobriu em 2020. Ele entrou na fila para transplante de coração três dias após dar entrada no hospital por conta do agravamento do caso.
Apesar da delicadeza da cirurgia, Faustão se sente bem e fisicamente disposto. Foi isso que ele destacou em uma entrevista ao colunista Lucas Pasin, do UOL, a primeira depois de seu transplante de coração.
"Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã, estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo que aconteceu", disse.
Faustão ainda destacou a importância do SUS e quer utilizar sua influência para motivar mais pessoas a doarem órgãos. "Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão", disse o comunicador.