Fausto Silva passou por um transplante de coração neste domingo (27), pouco mais de 20 dias depois de dar entrada em um hospital para tratar uma insuficiência cardíaca. Em um texto publicado nas redes sociais, a esposa do apresentador, Luciana Cardoso, explicou como se deu todo o processo até a operação.
"Desde o primeiro dia de internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante. Depois dos exames do painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 08/08/2028", disse Luciana.
Como a necessidade de transplante de coração foi divulgada apenas no último dia 20, muita gente acreditou que Faustão passou apenas uma semana na fila do SUS. Luciana explicou, então, por que a família decidiu tornar público o quadro de saúde do comunicador.
"Nos mantivemos em silêncio como é característica da família até que a internação se tornou pública. A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia", disse ela.
Luciana seguiu o texto com uma série de agradecimentos para a equipe médica que está cuidando do apresentador e homenageou, também, a família do doador de órgãos. Além de Faustão, outras vidas foram salvas graças à doação.
"Agradecer a essa família abençoada que em um momento de dor e sofrimento disse SIM e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa superação. Fiquei muito feliz em saber que aqui, nesse mesmo hospital, uma pessoa através do SUS também recebeu desse mesmo receptor outro órgão e sua segunda chance na vida", disse Luciana.
A esposa de Faustão também definiu como missão falar sobre a doação de órgãos e, assim como a família de Gugu Liberato, pretende manter iniciativas públicas para estimular a prática. "Resolvemos criar a página 'faustaodomeucoracao' nas redes sociais, para que mais pessoas que estão nessa espera pudessem sentir a positividade de quem já passou por um transplante. E essa página vai perdurar pra que o incentivo e a conscientização não pare", pontuou.