A divulgação de casas de apostas por influenciadores digitais tem se tornado cada vez mais frequente, mas também levanta discussões sobre ética e responsabilidade. Em 2024, a Polícia Civil de Pernambuco realizou a Operação Integration, que desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro ligado à exploração ilícita de jogos. Entre os investigados estava a influenciadora Deolane Bezerra e o cantor Gusttavo Lima.
Neste sábado (4), a revista Piauí publicou uma reportagem revelando os valores milionários recebidos por influenciadores como Virgínia Fonseca, Carlinhos Maia, Gkay, Maya Massafera e até celebridades como Cauã Reymond e Neymar, para promover plataformas de apostas online.
A reportagem destacou o contrato de Virgínia Fonseca com a Esportes da Sorte, chamando-o de “cachê da desgraça”. Conforme a publicação, a influenciadora, que nos últimos dias realizou uma mastopexia, recebe 30% do valor perdido pelos usuários que apostam na plataforma. Em dezembro de 2022, ao assinar o contrato, Virgínia, esposa do cantor Zé Felipe, recebeu um adiantamento de R$ 50 milhões.
Com mais de 52 milhões de seguidores no Instagram, a influenciadora atraiu 120 mil novos apostadores com apenas um story. Atualmente, ela possui um contrato anual no valor de R$ 29 milhões com outra plataforma de apostas, a Blaze.
Neymar, que no último mês anunciou que será pai pela quarta vez, tem um contrato anual estimado em R$ 100 milhões e é considerado o principal garoto propaganda da Blaze. Segundo a Piauí, o pai do jogador recebeu R$ 4,5 milhões apenas para intermediar um acordo entre a plataforma e o Santos.
O ator Cauã Reymond, que recentemente chamou atenção por fotos de sunga, também está no universo das apostas. Ele possui um contrato anual de R$ 22 milhões com a BateuBet.
A influenciadora Gkay, que no Natal se envolveu em uma polêmica com Carlinhos Maia, assinou um contrato também com a Esportes da Sorte. De acordo com a reportagem, a influenciadora recebia um cachê de R$ 1,4 milhão mensais, no o entanto, após a repercussão negativa, decidiu romper o acordo.
Carlinhos Maia, segundo a revista, recebe R$ 40 milhões por ano para promover casas de apostas. Já Maya Massafera tem um contrato estimado em R$ 7,8 milhões anuais. O influenciador David Brazil, por sua vez, ganha R$ 200 mil mensais apenas para incluir o nome de uma plataforma de apostas em seu usuário no Instagram.
A crescente associação de influenciadores e celebridades a essas empresas alimenta o debate sobre os limites éticos da publicidade e a responsabilidade social dessas figuras públicas.