Fátima Bernardes cravou sua passagem do jornalismo para o entretenimento quando subiu no pole dance no programa "Encontro" no dia 1º de maio. Mas antes disso já tinha dado indícios que a sua carreira no sisudo formato de notícias que apresentou durante quinze anos no "Jornal Nacional" faz parte do passado.
Completando três anos no comando da atração nesta quinta-feira (25), a mulher de William Bonner passou a usar um figurino mais flexível, colorido e variado, mudou a forma e o corte de cabelo várias vezes e, de cara nova, tem protagonizado momentos marcantes na TV. Entre muitas descontrações, inclusive com danças, que ao longo do tempo viraram a sua marca registrada, Fátima, sem querer, criou uma expectativa no público no horário da manhã e início da tarde da emissora.
E nesse tempo, já deu para se despedir daquela Fátima séria do "Jornal Nacional". Em setembro de 2012, a jornalista, que pouco se deixava conhecer na apresentação do "JN", ficou visivelmente emocionada quando o marido assumiu o comando da atração para festejar o aniversário da apresentadora. Ao lado da mulher, ele contou, todo desibinido, que no Brasil há mais de 200 pessoas com o mesmo nome da jornalista. Discreto ao falar do seu casamento, Bonner fez uma declaração apaixonada: "Fátima Bernardes, pra mim, só tem uma". O casal ainda trocou beijos no palco causando frisson na plateia.
Fátima dança Beyoncé, 'E o Tchan' e come coxinha de galinha na TV
Espontânea, ela mostrou suas habilidades dançando vários ritmos na atração e chamou atenção quando passou debaixo da cordinha ao som da famosa música "chiclete" embalada pelo grupo É o Tchan, convidado do programa na época.
Antes disso, também se entregou ao sucesso do Carnaval Lepo Lepo no "Encontro" dançando a coreografia e voltou a surpreender o público ao aparecer comendo coxinha de galinha entregue de surpresa em uma bandeja por Ana Maria Braga do "Mais Você". Dias depois, a jornalista apareceu na atração de culinária carregando uma caixinha cheia de brigadeiros feitos por ela mesma para agradecer o mimo.
Fátima cometeu gafes, mas soube se sair bem
Ser "gente como a gente" também envolve gafes e algumas saias justas. Fátima já dividiu opiniões quando mandou Maria Ribeiro "sentar direito" no sofá da atração. A mulher de Caio Blat estava tão à vontade no programa que cruzou as pernas, mas o ato incomdou a apresentadora. O mal-estar, porém, nem chegou a ser instalado entre as duas, tanto que a jornalista copiou o gesto de Maria e se sentou como a atriz para desfazer qualquer mal entendido.
Em outra ocasião, a apresentadora chegou a pedir a uma convidada, uma atleta deficiente visual, que lhe avisasse se visse algum bicho na sua frente, mas logo percebeu a saia justa e se corrigiu. E nesta quarta-feira (24), ao lamentar a morte do cantor Cristiano Araújo chamou o sertanejo de Cristiano Ronaldo, e se desculpou rapidamente.
Entre uma gafe e outra e vários momentos descontraídos, o saldo de Fátima no entretenimento da Globo é positivo. Há pouco tempo, por exemplo, ela voltou a causar frisson nas redes sociais por dançar o sucesso "Single Ladies", da cantora Beyoncé. Já usou o penteado da moda no estilo samurai, fez agachamento, dançou com um bambolê, fez uma tatuagem falsa no braço, além de ter revelado muito de sua intimidade, como o primeiro beijo dado em William Bonner no terceiro dia de namoro. E tudo isso sem a menor cerimônia.
Chamada de 'ídola' nas redes sociais, Fátima quer ser 'normal': 'Não sou E.T.'
Ovacionada como "ídola", "linda" e "diva" nas redes sociais, Fátima virou meme na internet após ser vista enfrentando fila em uma loja popular para comprar ovos de páscoa. À revista "Época", ela disse que se divertiu com os comentários, mas deixou claro que não tem intenção de se isolar por ser famosa.
"Não sou E.T.. Também compro ovos para os meus filhos". E acrescentou: "Achei graça das piadas, mas também me pergunto por que seria absurdo eu comprar ovos numa rede popular. Eu me recuso a viver numa redoma. Virei jornalista porque gosto de conversar e conviver com gente".
Jornalista não tem saudade do 'JN'
Não foi poucas as vezes que a jornalista, com reportagens carimbadas na cobertura do terremoto no Japão e em mais de uma Copa do Mundo, deixou claro que não tem nenhuma saudade de fazer aquele jornalismo sério da Globo. "Sinto nada. Estamos no caminho certo", disse ela ao receber o prêmio de melhor apresentadora por uma revista.
Relembre na galeria do Purepeople momentos marcantes de Fátima Bernardes nesses três anos no "Encontro".