Sono x saúde capilar: médica conta tudo sobre a relação entre as horas de descanso e seu cabelo
Publicado em 18 de março de 2022 13:49
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
No Dia Mundial do Sono, entenda a relação entre o sono e a saúde do seu cabelo: a tricologista e dermatologista Luciana Passoni revela que vai muito além de uma questão de beleza!
Sono x saúde capilar: médica conta tudo sobre a relação entre as horas de descanso e seu cabelo Sono x saúde capilar: médica conta tudo sobre a relação entre as horas de descanso e seu cabelo Na hora do sono, seu organismo repassa para pele e cabelo os nutrientes que foram perdidos ao longo do dia. Erros na hora de lavar o cabelo antes de dormir também podem afetar a saúde do cabelo Falta de sono e a sua má qualidade crônica podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do stress), provocar fadiga, o que vai revelar de forma muito visível no seu rosto e nos seus cabelos
Veja + após o anúncio

Poucas horas de descanso e queda de cabelo estão na sua rotina? Você sabia que esses dois aspectos podem estar interligados? Neste Dia Mundial do Sono, a Dra. Luciana Passoni, médica dermatologista e tricologista, conta detalhes dessa conexão.

"A expressão 'sono de beleza' não é só para os contos de fadas. Afinal, a falta de sono e a sua má qualidade crônica podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do stress), provocar fadiga, e tudo isto se vai revelar de forma muito visível no seu rosto e nos seus cabelos", aponta.

A especialista sinaliza os efeitos diretos do sono no organismo: "Enquanto descansamos, existe um aumento da circulação cutânea que, por sua vez, estimula a capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas da pele, esse é o melhor momento para aplicar produtos indicados para a sua pele com princípios ativos nutritivos e com propriedades hidratantes", conta a médica.

"Por isso, é sempre importante manter uma boa rotina de sono, e se possível, seguir alguns truques para dormir com mais facilidade como ler, manter o ambiente em que você dorme escuro e tranquilo e praticar regularmente exercícios físicos", acrescenta.

Por que falta de sono pode levar à queda capilar?

O repouso noturno é essencial para a aparência não só da pele, mas dos cabelos, também. "O hábito de dormir pouco pode causar a queda aguda dos fios, uma vez que essa deficiência afeta o sistema imunológico e o aumento do hormônio cortisol (a privação das horas adequadas de sono leva ao aumento do estresse), que está ligado à saúde da pele e consequentemente do couro cabeludo", assegura.

Outro conselho importante é que nunca se durma com o cabelo molhado. "Esse hábito provoca fraqueza e quebra nos fios, além de, em alguns casos, causar fungos no couro cabeludo devido à umidade - podendo causar coceira, provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo", indica Dra. Luciana.

"Lave os cabelos com água morna ou fria, evite o uso de água quente. Prefira lavar os cabelos no início do dia, pois assim os fios podem secar naturalmente", orienta a médica.

Depois de lavar os fios, outra dica é não esfregar a toalha vigorosamente. "A força da fricção pode comprometer a saúde capilar, causar quebra e queda, contribuir com o aparecimento do frizz e não deixar as madeixas brilharem. Em vez de usar força, com a ajuda da toalha, esprema o excesso de água e depois deixe o cabelo secar naturalmente. Isso manterá as cutículas fechadas e na posição correta para brilhar", detalha.

Se preferir usar aparelhos de calor nos fios, é preciso ter cuidados extras. O ideal é optar sempre pela temperatura intermediária, menos agressiva. "Também é muito importante utilizar um protetor térmico antes de secar os cabelos. E quando a temperatura do secador estiver quente mantenha uma distância de 15 a 20 cm dos fios, assim você evita que eles se queimem", aponta a especialista.

Outra curiosidade revelada pela tricologista é que, assim como acontece com a maquiagem na pele, é essencial remover qualquer produto fixador dos fios antes de dormir, como gel, spray ou mousse. "Eles enrijecem a fibra, deixando-a mais propensa a quebrar com qualquer dobra", explica.

Tratamentos noturnos são bem-vindos no cabelo

Durante a noite é possível nutrir os fios com óleo vegetal, aproveitando o período de sono para nutrir e hidratar os fios. "A umectação noturna feita com óleos vegetais para cabelos é capaz de manter a umidade dentro do fio, eliminando o ressecamento, além de tratar profundamente, reduzindo o frizz, promovendo brilho, maciez e balanço", revela a médica.

Segundo a expert em cabelos, os óleos mais indicados para umectação são: Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de abacate, óleo de argan, óleo de linhaça. "Antes de dormir, aplique o óleo nos cabelos secos, estejam eles limpos ou não, enluvando e massageando mecha por mecha. Prenda os fios com um tecido de algodão para proteger contra o frizz", finaliza.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Beleza Cabelo Principais notícias Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
'Único, sensual, empoderado e conectado com minha essência': Anielle Franco conta tudo sobre seu vestido de noiva
'Único, sensual, empoderado e conectado com minha essência': Anielle Franco conta tudo sobre seu vestido de noiva
30 de julho de 2024
Kéfera x Bruna Louise: início da amizade, suposta paixão e afastamento oficial; tudo sobre a treta das ex-amigas youtubers!
Kéfera x Bruna Louise: início da amizade, suposta paixão e afastamento oficial; tudo sobre a treta das ex-amigas youtubers!
20 de agosto de 2024
Notícias similares
Chocolate Glaze: essa cor elegante de cabelo já conquistou famosas internacionais e será hit neste Inverno
Chocolate Glaze: essa cor elegante de cabelo já conquistou famosas internacionais e será hit neste Inverno
23 de julho de 2024
Rihanna faz rara aparição com cabelo curtinho natural para lançar nova marca de seu 'império bilionário de beleza'. Fotos!
Rihanna faz rara aparição com cabelo curtinho natural para lançar nova marca de seu 'império bilionário de beleza'. Fotos!
11 de junho de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias