Muito sol, piscina e banhos de mar: o verão traz esses cenários refrescantes para a rotina, mas que - sem os cuidados adequados - pode trazer prejuízos intensos ao cabelo. E a atenção deve ser redobrada para quem tem fios loiros ou tingidos em outros tons.
Para ajudar a curtir os dias ensolarados da nova estação sem se preocupar com os cabelos, o Purepeople traz dicas de Natali Morel, cabelereira visagista e especialista em mechas. São alguns cuidados práticos e simples para sua rotina de beleza, mas que farão total diferença!
Para começar, a especialista coloca fim a uma crença nada verdadeira e, ainda assim, muito propagada na estação. "Lavar os cabelos diariamente não faz mal aos fios. Esse é um mito que ganha força no verão. Afinal, não só pode, como deve", indica.
"Algumas pessoas têm predisposição para desenvolver dermatite (caspa severa) e o acúmulo de oleosidade costuma desencadear isso, além da coceira e inflamação, por exemplo. Por isso, o enxágue diário não danifica os fios, mas a forma como isso é feito, sim", explica a hairstylist Natali Morel. Dessa forma, evite friccionar os fios com muita força e, caso continue insegura, procure um dermatologista para tirar dúvidas específicas sobre seu cabelo.
Além de aumentar a ingestão de água na alimentação, é também reforçar a hidratação do cabelo com dermocosméticos. "Por causa do calor intenso, lavamos mais os cabelos, o que significa um desgaste maior nos fios. Desta forma, quem tem uma rotina de hidratação de uma vez na semana, pode passar a realizar esse processo duas vezes, tranquilamente", aponta a expert.
Outro passo é investir em produtos que tenham proteção UVA e UVB: escolha o que mais se adapta aos fios e o inclua pra já no nécessaire. Além disso, tenha chapéus e bonés como aliados em seus outfits de verão. "Quem deseja manter os fios saudáveis nesse período deve evitar ao máximo a exposição. Principalmente os cabelos loiros, que costumam sofrer mais e tendem a ficar amarelados e desbotados", adiciona a hairstylist.
Se o seu maior terror no verão é ficar com o cabelo verde por conta do cloro, Natali lista um truque certeiro: "Molhe os cabelos e aplique condicionador antes de mergulhá-los na piscina. Em seguida, prenda em um coque alto".
"Quando o cabelo está molhado, já não sobra espaço nas cutículas dele para absorver a água da piscina, porque elas já foram preenchidas com condicionador/creme. Além disso, a água da piscina resseca os fios e pode deixá-los verdes", detalha a cabelereira.
Caso tenha cabelos coloridos artificialmente, você não pode abrir mão dos itens específicos para ele nessa época do ano, especialmente. "Eles sofrem ainda mais as ações do verão do que o loiro, por isso, quem pinta os fios deve usar uma linha específica para fios coloridos, considerando que essas fórmulas já serão anti-desbotamento", ressalta Natali.
Segundo a hairstylist Natali Morel, ao molhar os cabelos, não se deve aplicar primeiro o shampoo, mas sim o condicionador nas pontas.
"O condicionador vai proteger o comprimento daquela espuma do shampoo que resseca tanto. Desta forma, após aplicá-lo, você pode passar o shampoo e, logo em seguida, novamente o condicionador. Outra dica é passar óleos à base de silicone antes de lavar os cabelos", indica a especialista.
E que tal combinar uma dose extra de estilo e proteção? Quem costuma fazer esportes ao ar livre ou vai passar muito tempo exposta ao sol, deve procurar prender os fios, fazer tranças ou coques, aponta Natali Moreli. "Os danos causados pelo sol são diversos, como pontas duplas, desbotamento da cor, ressecamento, entre outros", finaliza Natali Morel.