Você costuma lavar o cabelo com água quente no inverno? Aumenta a quantidade de creme só para conter o frizz? Se você aposta nesses hábitos, saiba que eles não são nada indicados nos cuidados essenciais com o cabelo no inverno. Nessa época do ano, o frio pode agredir as madeixas, deixando os fios com mais frizz, mais opacidade e até com caspa, devido ao estímulo da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
"Isto aumenta a oleosidade, podendo piorar a dermatite seborreica em pacientes com essa patologia. A caspa, como é popularmente conhecida, pode ficar mais ativa no inverno devido ao calor da água no banho. Em muitos casos, é necessário realizar algum tratamento dermatológico mais específico", explica a dermatologista Analupe Webber, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Para quem tem fios cacheados e crespos, é comum perceber que o cabelo fica mais seco nessa época do ano por causa do formato do fio, já que não deixa a oleosidade natural chegar as pontas. Confira os 5 erros mais comuns na hora de cuidar as madeixas no inverno com a explicação de especialistas!
Um erro muito comum no inverno é passar dias sem lavar o cabelo (parece simples, mas a lavagem dos fios exige cuidados específicos). É certo que os cabelos ficam menos oleosos - ao contrário do que acontece no verão - mas deixar um intervalo maior entre as lavagens pode acumular resíduos no couro cabeludo. A dica é lavar o cabelo dia sim, dia não, e se eles forem cacheados ou crespos, vale dar um espaço de 2 a 3 dias entre as lavagens.
"Caso seja necessário lavar o cabelo diariamente, a dica é usar um xampu adequado e a hidratação deve ser feita apenas nos fios, longe das raízes", orienta a dermatologista Mariana Figueiredo, também membro da SBD.
E por falar em lavar o cabelo, outro erro comum é usar água quente na hora da lavagem. O indicado é usar água morna ou fria, já que a alta temperatura pode aumentar em excesso a oleosidade do couro cabeludo, além de deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.
Segundo a Dra. Analupe Webber, a água fria mantém a cutícula, que é a porção mais externa do fio do cabelo, fechada, mantendo a hidratação do fio e garantindo mais brilho. Já a água quente abre a cutícula e por isso a dermatologista indica lavar os fios com a água morna e finalizar o banho com a temperatura um pouco mais fria.
Sabemos que tirar o excesso de água do cabelo após o banho é fundamental! Só que um erro bem comum é deixar a toalha por muito tempo nos fios: esse hábito pode abafar o couro cabeludo, o que pode enfraquecer o cabelo e até ocasionar queda dos fios. A dica é deixar a toalha enrolada nas madeixas por, no máximo, 10 minutos.
Inverno é a época em que o frizz aumenta. E por isso, muita gente comete o erro de aplicar uma maior quantidade de creme para pentear para conter os fios arrepiados. No entanto, esse hábito é um erro: ao aplicar mais creme, você estará pesando o couro cabeludo com produtos, que podem se transformar em caspa que desidratam o cabelo.
O correto, em caso de frizz, é caprichar nas hidratações, já que o frizz é sinal de que as madeixam precisam de água e nutrientes. Vale apostar em máscaras de hidratação ou umectação com óleos capilares. É hora de criar um cronograma capilar e aqui você encontra todas as dicas para montar o seu!
No inverno, o uso do secador aumenta para algumas pessoas. E um erro comum é deixar de aplicar um protetor térmico antes nos fios, ainda molhados, para protegê-los dos efeitos do calor. Sem proteção, os fios podem ficar ressecados, quebradiços, com frizz e pontas duplas. O protetor térmico pode ser encontrado em forma de leave-in, creme para pentear e óleos.