Aproveitar o verão na praia ou na piscina é uma delícia, mas dormir bem na estação mais quente do ano pode ser um desafio e tanto! O calor excessivo interfere na temperatura corporal e pode te deixar mais agitada, o que impede de ter uma noite de sono tranquila e de qualidade. Para resolver essa questão, a endocrinologista Claudia Chang listou 8 dicas valiosas que irão te fazer dormir melhor nos dias quentes. Confira!
Durante o dia, usar seus biquínis da moda é uma boa alternativa para espantar o calorão. Porém, à noite, é importante priorizar tecidos confortáveis e peças soltinhas na hora de dormir para não sofrer no verão. "Use roupas leves e frescas, e opte pelos lençóis de algodão e linho, ao invés dos sintéticos, pois esquentam menos".
Para quem transpira muito à noite, vale investir em travesseiros fresquinhos, como os de látex ou com manta em gel, que trazem mais conforto térmico. Também é aconselhável o uso de uma capa impermeável para evitar que o suor e outras secreções migrem para o travesseiro, evitando a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas típicas do verão".
Manter o quarto fechado o dia inteiro pode te fazer ter problemas para dormir à noite. Nesse caso, mantenha as janelas abertas durante o dia para o ar circular e, se possível, uma fresta também à noite. O ventilador também é uma boa alternativa para espantar o calor. "Aposte nos silenciosos e não o deixe virado direto para o corpo, pois o vento contínuo pode te deixar com frio, fazendo você despertar no meio da noite".
Para quem tem ar-condicionado em casa, resista à tentação de colocá-lo em baixíssimas temperaturas. A especialista alerta: "ele deve estar com o filtro limpo e em temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como o ar-condicionado resseca o ar, o ideal é colocar uma bacia de água no quarto, para umidificar o ambiente".
Manter-se hidratada no verão é a melhor pedida para evitar problemas na estação, inclusive para dormir melhor. Mas atenção: não adianta querer repor dois litros de água só no fim do dia! "Tomar muita água antes de dormir fará com que seu sono seja interrompido pela necessidade de urinar".
No verão, optar por alimentos mais leves e nutritivos vai te ajudar a se sentir mais disposta nos dias mais quentes. Isso vale também para a noite. "Digerir comidas pesadas neste horário pode atrapalhar o sono. Além disso, acredita-se que noites mal dormidas tenham papel central na predisposição a ganho de peso, podendo prejudicar o emagrecimento".
A cafeína, presente em bebidas estimulantes como café e chá verde, não é recomendada no período noturno. Isso porque, de acordo com a especialista, a substância fica presente no organismo por quatro horas. Então vale deixar o último cafezinho da tarde para, no máximo, às 16 horas, combinado?
Tudo o que exige intensidade, energia e concentração devem ser feitos o mais cedo possível. Isso inclui, quando possível, trabalho, atividades pesadas e exercícios físicos. "Isso porque a produção de adrenalina e cortisol segue uma tendência contrária ao fluxo noturno do organismo, já que durante a noite, o corpo está se preparando para uma pausa nas atividades, e os exercícios podem criar uma agitação que irá afugentar de vez o seu sono", finaliza Claudia Chang. Quais são as dicas que você vai começar a colocar em prática?
(Por Marina Couto)