Neste sábado (22) se comemora o Dia do Músico, e pensando nisso o Purepeople preparou uma galeria para você recordar alguns atores que deram vida a cantores, compositores, pianistas e flautistas na televisão e no cinema. O mais recente caso é de Babu Santana que protagoniza "Tim Maia", longa de Mauro Lima, e que surpreendeu com a sua caracterização que lhe deixou muito parecido com o síndico da MPB.
Outro ator a viver um cantor na sétima arte foi Daniel de Oliveira, protagonista de "Cazuza - O Tempo não Para" (2004). Thiago Mendonça encabeçou os elencos de "2 Filhos de Francisco" e "Somos Tão Jovens". No primeiro longa interpretou Luciano, irmão de Zezé di Camargo (vivido por Márcio Kieling), e no segundo, foi Renato Russo, líder do conjunto Legião Urbana.
'Em Família' reunia pianistas e flautistas
Na novela "Em Família", Gabriel Braga Nunes interpretou Laerte, que após ficar um ano preso por tentar matar Virgílio (Nando Rodrigues) deixa o Brasil. E é na Áustria, que Laerte estuda música, se torna um tocador de flauta reconhecido internacionalmente e conhece a pianista Verônica (Helena Ranaldi, que recebeu elogios ao reaparecer em vídeo do "Fantástico" durante participação no "Encontro com Fátima Bernardes").
Quando retorna ao Brasil, ele fica sabendo que tem um filho, Leto (Ronny Kriwat), e desperta a paixão em Livia (Louise D'Tuani), uma jovem pianista. O filho dele herdou do pai o talento para a música, também é flautista, e namora Paula (Manu Gavassi), uma jovem cantora. Outra novela de Manoel Carlos a ter um personagem pianista foi "Páginas da Vida" (2006), onde Rafael Almeida interpretou Luciano.
Adriana Esteves, Fábio Assunção e Larissa Maciel viveram cantores em minisséries
A história da compositora Chiquinha Gonzaga foi contada numa minissérie de mesmo nome exibida em 1999. Se revezaram no papel da autora de "Abre Alas", Gabriela Duarte e Regina Duarte. Outra atriz a viver uma cantora em uma minissérie foi Maria Fernanda Cândido, que interpretou Isa Galvão em "Aquarela do Brasil" (exibida em 2000).
"Maysa, Quando Fala o Coração", de 2009, retratou a vida e obra da cantora e compositora Maysa, intrepretada por Larissa Maciel. O ator Mateus Solano viveu o compositor Ronaldo Bôscoli, namorado da protagonista. Exibida um ano mais tarde, "Dalva & Herivelto, uma Canção de Amor" contou o relacionamento conturbado de Herivelto Martins (Fábio Assunção) e Dalva de Oliveira (Adriana Esteves, que precisou mudar o visual para a série "Felizes para Sempre").
Levada ao ar em 2013, Isis Valverde interpretou a cantora de axé Sereia na minissérie "O Canto da Sereia", que volta a ser exibida agora no formato de filme no ano que vem. Para fazer a personagem, a atriz precisou passar por aulas de canto.
Claudia Ohana foi destaque como vampira roqueira
Uma das novelas mais populares dos anos 90 foi "Vamp", de 1991, escrita por Antonio Calmon. Na trama, Claudia Ohana deu vida a Natasha, uma vampira cantora de rock que soltava a voz com o hit "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones. Outra novela que fez sucesso entre a garota foi a primeira versão de "Chiquititas" (1997), onde Marcos Pasquim interpretou o saxofonista Manoel.
Em "Duas Vidas" (1976), Mário Gomes foi o aspirante a cantor Dino César, enquanto em "O Amor é Nosso" (1981), Fábio Jr. viva o cantor Pedro, parceiro do compositor Bruno (Buza Ferraz). O ator Carlos Alberto interpretou o maestro atormentado Clóvis Di Lorenzo em "Bravo!" (1975). Já em "Máscaras" (2012), Gustavo Ottoni viveu Lucas Malatian, um maestro conquistador.