Biografia
- Nascimento : 5 de fevereiro de 1947
- Idade : 77 anos
- Signo : Aquário
- País : Brasil
Regina Blois Duarte é uma atriz brasileira, considerada um dos maiores nomes da teledramaturgia no Brasil. Nasceu em 5 de fevereiro de 1947, em Franca, São Paulo. Filha de um militar, Jesus Duarte, e de uma professora de piano, Dulce Blois, nasceu no interior, mas viveu grande parte da vida em Campinas. Tem cinco irmãos: Maria Lúcia, Cláudio, José, Flávio e Tereza.
A carreira começou quando Regina tinha 14 anos, como atriz amadora do Teatro de Estudante de Campinas. Em 1964, apareceu em vários cartazes de uma campanha de sorvetes e depois fez um anúncio para uma marca de refrigerantes. Estudou com grandes nomes do teatro, como Eugênio Kusnet. Estreou profissionalmente em 1965, na TV Excelsior, na telenovela de Ivani Ribeiro, "A Deusa Vencida", sob a direção de Walter Avancini.
Chegou a cursar um ano de Comunicação na USP, mas decidiu se aceitar o convite de Boni para fazer "Véu de Noiva", na Rede Globo, em 1960, com a direção de Daniel Filho. Conquistou o título de "Namoradinha do Brasil" depois de fazer a telenovela "Minha Doce Namorada", em 1971. Em 1979, fez um marco na televisão brasileira, o seriado "Malu Mulher", em que interpretava uma divorciada e independente mulher que tinha uma filha, vivida por Narjara Turetta.
Fez personagens importantes da televisão, como Simone, de "Selva de Pedra", Luana/Priscilla em "Sétimo Sentido", Raquel de "Vale Tudo" e a Maria do Carmo de "Rainha da Sucata". Deu vida a grande parte das personagens com nome Helena, de Manoel Carlos. Foi a inesquecível Porcina, de "Roque Santeiro", que fazia cenas memoráveis com o ator Lima Duarte.
Regina tem três filhos: André, João Ricardo e Gabriela, que também é atriz. André e Gabriela são filhos do seu casamento com o engenheiro Marcos Franco. João Ricardo é filho do seu segundo marido, Daniel Gómez. Regina é casada com o pecuarista Eduardo Lippincott e tem três netos.