Não é todo artista que tem a chance de estrear como protagonista no cinema no papel de seu ídolo. Mas Babu Santana teve esta oportunidade ao interpretar o síndico da música "W/Brasil" no filme "Tim Maia", de Mauro Lima, que estreia nas salas de todo o país nesta quinta-feira (30). No longa, o ator contracena com Cauã Reymond, que se diz honrado por poder dar vida ao amigo do cantor na biografia.
Para viver Tim Maia, Babu Santana precisou ganhar alguns quilos. Quando assinou o contrato, ele pesava 112kg e, no final das filmagens, a balança marcava 127kg. O artista conta que precisou cuidar da saúde durante o processo e reduziu as gorduras saturadas, mas o esforço para ganhar peso para o trabalho, ele afirma, não foi sacrificante.
"Eu comia o que me dava na telha. Macarrão, sorvete, batata... Tudo eu colocava pra dentro", brinca Babu em entrevista ao Purepeople. A semelhança entre ele e Tim chocou os fãs logo no primeiro trailer, no qual Cauã Reymond e Alinne Moraes contracenam.
Babu Santana tem uma ligação muito forte com Tim Maia
Para o ator, interpretar o ídolo não foi difícil. Babu explica que sempre foi muito fã e herdou do pai o amor pela música de Tim. "Ele tem uma importância muito grande na minha vida, assim como tem na história, pois representa a miscigenação brasileira. É minha grande admiração artística", afirma Babu.
Ele lembra que ficou nervoso ao receber o convite para protagonizar o filme e explica o motivo de tanta ansiedade: "Me deu tremedeira no corpo porque eu me identifico muito. Para ele, não existe branco ou negro. Somos todos negros. Essa coisa me estremece. Foi muito especial ter feito este filme".
Cena final de "Tim Maia" foi marcante
Uma das sequências mais difíceis e arrepiantes para Babu Santana foi o último show do cantor, realizado no Teatro Municipal de Niterói, em 1998. As cenas foram realizadas no próprio local. "O que me chocou mais foram as coincidências. No momento da filmagem, uma senhora que trabalhava lá quando o Tim era vivo entrou no salão e me viu sentado em uma cadeira que ele também costumava usar. Ela ficou muito emocionada", conta o ator. "Alguns músicos que tocaram com ele também participaram da filmagem. Foi muito marcante", vibra.
Elogios aos colegas de elenco Cauã Reymond e Alinne Moraes
Cauã Reymond interpreta Fábio, um dos amigos de Tim Maia. Com o visual repaginado e cabeludo para o papel, o pai de Sofia e Babu já haviam trabalhado juntos no longa "Não Se Pode Viver Sem Amor" (2010), de Jorge Durán, e também na novela teen "Malhação", quando o galã dava vida a Mau Mau.
"Foi muito especial. Esse contato anterior que tivemos contribuiu para uma amizade. Já nos conhecíamos, mas ainda não tínhamos o que temos hoje", conta o protagonista do longa-metragem de Mauro Lima.
Já Alinne Moraes interpreta a mulher de Tim Maia, Janaína (nome fictício usado no filme para Geisa, mãe do filho de Tim). Babu já a conhecia da época em que a atriz fazia a Luciana em "Viver a Vida", exibida em 2009. Ele também integrava o elenco da novela de Manoel Carlos. "Ela é uma pessoa incrível e extremamente generosa", elogia ele, que vive o cantor na fase adulta. No primeiro momento da história, o músico é interpretado por Robson Nunes: "Foi excelente dividir o personagem com ele. Foi uma amizade de vida. Muito prazeroso".
Obra é inspirada no livro "Vale Tudo", de Nelson Motta
Com narração em off na voz de Cauã, o filme acompanha a vida do cantor desde a infância até o último momento de sua vida, em 1988 - ele morreu vítima de infecção generalizada em conseqüência de um edema pulmonar, seguido de parada respiratória. A história inclui os seus altos e baixos na vida e na carreira.
Em pouco mais de duas horas, o público pode conferir a trajetória do ícone da música brasileira desde a infância no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio, quando era conhecido pelo apelido Tião Marmiteiro, até aproximação de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com quem criou uma banda; a frustração de não acompanhar no mesmo ritmo o sucesso dos parceiros; a ida para os Estados Unidos, onde foi preso por roubo de carro e posse de drogas, o aumento gradual de peso e os problemas de saúde. Tudo marcado pela personalidade intempestiva do cantor com momentos de humor e drama.
Babu Santana viverá ex-lutador em seu próximo trabalho no cinema
Com o término das filmagens de "Tim Maia", Babu precisou voltar ao peso normal e por este motivo procurou ajuda profissional. Ele está se consultando com a nutricionista Andrea Santa Rosa, mulher do ator e diretor Márcio Garcia.
A meta de Babu é perder 20kg em um ano e dois meses para um novo trabalho nos cinemas: ele já assinou o contrato para viver Maguila em uma cinebiografia. O ex-pugilista, que abandonou os ringues em 2000, está internado em um hospital de São Paulo desde o começo do ano com diagnóstico de Mal de Alzheimer. Ele já voltou a andar, mas segue no hospital.
(Por Laís Fernandes)