Biografia
- Nascimento : 4 de setembro de 1079
- Idade : 945 anos
- Signo : Virgem
- País : Brasil
Alexandre da Silva Santana, conhecido pelo nome artístico Babu Santana, é um ator de cinema, teatro e televisão brasileiro. O apelido Babu vem desde a adolescência e chegou a causar problema no colégio. Com fama de brigão, ele passou a ser chamado pelo diminutivo de babuíno. Atualmente é um artista respeitado e bem-sucedido.
Babu ficou mais conhecido por viver Tim Maia na cinebiografia do cantor de 2014, baseada no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia". Em 2020, a popularidade aumenta ao participar do "BBB20".
Sua vida profissional começou no Morro do Vidigal, comunidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Começou a fazer parte das montagens teatrais da escola desde os 12 anos. Ao completar 17 anos, procurou o grupo Nós do Morro e pediu para participar dos trabalhos. Cerca de seis meses depois ele integrou o elenco de "Abalou - Musical Funk". Em seguida, atuou nas peças "Colagem", "Noites do Vidigal", "Burro sem Sabo", "Sonho de Uma Noite de Verão", entre outros espetáculos.
A carreira no cinema iniciou em 2001, atuando em um curta-metragem. No ano seguinte veio o seu primeiro longa-metragem, "Uma Onda no Ar", que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no festival de cinema de Varginha. Ainda em 2002 integrou o elenco do filme "Cidade de Deus", que ganhou repercussão internacional. Em 2003, participou dos filmes "As Alegres Comadres" e "O Homem do Ano", com Murilo Benício.
Emendou nos filmes "Ratoeira", "Quase Dois Irmãos" e " Redentor", ambos em 2004. Depois veio o longa "Achados e Perdidos" (2005). No ano seguinte integrou o elenco dos filmes "Memórias da Chibata", "Cobrador In God We Trust" e "Batismo de Sangue". Em 2007, fez "Cidade dos Homens" e "Estômago", com a atriz Fabiula Nascimento. Em 2008, autou nos filmes "Maré" e "Meu Nome Não É Johnny", com Cleo Pires e Selton Mello.
Na sequência foram mais de uma dezena de filmes, com destaque para "A Culpa é do Neymar" (2015)e "Bandeira de Retalhos" (2017). Com "Estômago", ganhou o prêmio Oscarito na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.
Estreou na TV em 2001, na novela "Malhação", na Globo. Em 2003, fez "Sabor de Paixão" e "Carga Pesada". Nos anos seguintes emendou em trabalhos como "Da Cor do Pecado", "A Diarista", "Cidade dos Homens", "A Grande Família" e "Pé na Jaca". Em 2007, fez "Amadores", em 2008 atuou nas novelas "Duas Caras", "Beleza Pura", "Casos e Acasos", "Guerra e Paz" e "Faça Sua História". No ano de 2009 participou da novela "Caminho das Índias", de Gloria Perez, e em 2010 fez "Viver a Vida", Manoel Carlos.
Nos anos seguintes participou de "As Cariocas" (2010), "Tapas & Beijos" (2011), "O Astro" (2011) e "As Brasileiras" (2012). Três anos depois é o Jávai de "I Love Paraisópolis". Volta para "Malhação" em 2016 e 2018. Em 2017 atua em "Novo Mundo". Já em 2020 é escalado para "Salve-se Quem Puder".
Na vida pessoal, é namorado da modelo e atriz Tatiane Melo e pai de Laura, Carlos e Pinah