No Dia da Consciência Negra, famosos destacaram, nas redes sociais, a luta antirracista e a história de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra na época do Brasil Colônia. O casal Taís Araújo e Lázaro Ramos escreveram longos textos sobre a data, e reforçaram que é necessário ser antirracista não apenas na teoria, mas também na prática.
"Dados do PNAD e da Fiocruz apontam que negros ganham aproximadamente 17% menos do que brancos, e que mulheres negras são a maior parcela entre vítimas de mortes maternas. Precisamos mudar esse cenário", escreveu Lázaro na legenda de um vídeo postado nas redes.
"Hoje, no Dia da Consciência Negra, trazemos essa reflexão sobre a luta e conscientização de uma sociedade mais justa, respeitosa e igual para todos. Essa luta é de todos nós", completou o ator, que saiu recentemente da Globo.
Taís Araújo completou em seu próprio perfil no Instagram: "Ler, escutar, produzir, oportunizar, potencializar, apoiar, engajar, apreciar e consumir conteúdo preto, o ano inteiro. Eu quero consciência todos os dias, e vocês?", questionou a atriz.
Quem também postou um vídeo para celebrar a data foi Zezé Motta. A atriz e cantora escreveu um longo texto na legenda e voltou no tempo para lembrar a existência de Zumbi dos Palmares: "Dia da morte física de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo brasileiro, que, com sua sabedoria de vida, organizou um coletivo em busca de liberdade e dignidade para os seus", começou a cantora.
"Hoje é celebrada como símbolo de resistência e orgulho pela história e pelo que representa até hoje. Até hoje... Celebrar o dia 20 de novembro é ter no corpo e na memória a luta dos nossos ancestrais. É fazer valer toda resiliência e, acima de tudo, é festejar nossa vida, nosso presente e nosso futuro. Somos gigantes porque nossa natureza é milenar", escreveu Zezé, que costuma destacar a diversidade da beleza.
Para além das homenagens, a médica Thelma Assis levantou, assim como Lázaro Ramos, o fato de que mulheres negras são invisibilizadas em dobro. A ex-BBB usou uma citação de Angela Daves para destacar o assunto: "Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela", escreveu.
Preta Gil foi pelo mesmo caminho e prometeu até um clipe em parceria com Kynnie: "Duas mulheres pretas, filhas de Oxum juntas. É puro OURO!", afirmou a cantora, que deve voltar aos palcos para o Carnaval. "O que queremos são: atitudes, ações, reparações e respeito. Hoje e em todos os dias do ano".
Artistas do mundo da música também destacaram importância da data. Gilberto Gil, por exemplo, citou um poema que escreveu em parceria com Waly Salomão. Djavan postou a foto de uma música censurada na época da ditadura. Thiaguinho, Péricles e Carlinhos Brown também lembraram importância da data. Martinho da Vila foi além e lançou até música sobre o dia: "Semba Africano".