Com a reestreia da novela "Caras & Bocas", no "Vale a Pena Ver de Novo", muitos se perguntam: por onde anda o Macaco Xico? O Pureopeople descobriu o paradeiro do chipanzé pintor, que fez grande sucesso na trama escrita por Walcyr Carrasco e veiculada pela primeira vez na TV Globo em 2009: Ele, na verdade, é Kate, um chimpanzé fêmea que com o término da novela foi encaminhada para o Zoológico do Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina.
Kate teve praticamente o mesmo destino do Macaco Xico, que no final da trama foi solto em um santuário ecológico. Ela foi encaminhada para o centro de primatologia destinado à preservação de sua vida selvagem e vive na companhia de Candy, uma chipanzé de 5 anos. "Eles são animais que sentem solidão, que gostam de conviver em grupo. Kate é uma adulta de 18 anos. Ela muitas frutas, verduras, legumes, carne cozida, ovo cozido... Vive bem e feliz!", conta a coordenadora do zoológico do parque, Kátia Cassaro.
Logo que terminaram as gravações, Kate foi colocada em uma uma ilha de 180m2 e ficava exposta ao público. A ideia inicial era entregá-la ao Santuário do GAP em Sorocaba, onde moram sua mãe Margarete e dois de seus irmãos (Noel e Emílio), mas após uma disputa judical, a chipanzé acabou ficando com os proprietários. Diante do imbróglio, os diretores do Beto Carrero decidiram 'aposentar' Kate, que não recebe mais a visitação pública. "Um macaco é um macaco e não tem a necessidade de passear ou de conviver com humanos. Ela é sociável, mas é um animal como outro qualquer", afirma Kátia.
Na época, a TV Globo montou uma mega estrutura para não estressar a chipanzé. Além de Kate, um ator caracterizado como macaco também fazia as cenas do personagem Xico e eram utilizados muitos efeitos de computação gráfica. Além disso, tintas à base de amido de milho foram produzidas especialmente para que o animal pudesse pintar em cena sem riscos à saúde.
No entanto, a novela mostrou que os chimpanzés são capazes de compreender o que se passa a sua volta. Em "Caras e Bocas", Xico pintava os quadros que Denis (Marcos Pasquim) dizia serem de sua autoria. Na cena em que a farsa foi revelada, a chipanzé Kate surpreendeu a todos ao consolar espontaneamente Pasquim, que chorava em cena. "A conheci quando estava no cio. quando nos encontramos pela primeira vez, eu simulei que estava catando piolho nela. Ela se apaixonou por mim", contou o ator em uma entrevista na época.
Os fãs, porém, só vão poder matar a saudade de Kate nas cenas que estão sendo reprisadas. A coordenadora do zoo não autoriza a divulgação de fotos recentes da chipanzé e nem permite a visitação. "Xico só vai ficar na lembrança porque Kate não vai aparecer mais. Ela não é um animal doméstico como cachorro, um gato... Animais silvestres merecem respeito e tem que saber como chegar. Só aparece se for um pedido especial da TV Globo... Daí cada caso é um caso."