Clássico na moda, o decote bateau ou gola canoa, além de muito visto na Chanel, foi marca registrada de um dos maiores ícones fashion de todos os tempos. Estrela do cinema, especialmente nos anos 50 e 60 do século passado, Audrey Hepburn é sinônimo de elegância até os dias de hoje, tornando-se um eterno ícone do minimalismo fashion. Foram feitos para ela alguns dos mais icônicos figurinos assinados pelo estilista Hubert de Givenchy, como os dos filmes "Bonequinha de Luxo" e "Cinderela em Paris". A relação da atriz com o designer foi um marco na história da moda, e Givenchy é responsabilizado pela fama de Hepburn como uma das mulheres mais elegantes do cinema. "Eu sempre respeitei o gosto de Audrey. Ela não era como outras estrelas porque gostava da simplicidade", já afirmou o estilista, em uma entrevista ao jornal britânico"Telegraph".
É a ela que está sendo comparada uma musa fashion contemporânea, Meghan Markle, justamente por seu estilo simple-chic e pelo decote que elegeu como sua marca pessoal: o canoa. Pouco profundo e alongado no sentido horizontal, o decote consegue deixar o visual elegante sem revelar demais ombros ou colo. Funciona muito bem para quem tem pouco busto, pois ressalta a parte mais magrinha do colo: as saboneteiras. O estilo também valoriza às mulheres de quadris mais largos, já que causa uma sensação de ombros mais alargados, equilibrando, assim, a silhueta.
Meghan já abusava da gola bateau antes de se casar com Harry. Em sua época de atriz, a duquesa já adotava um estilo minimalista, e valorizava peças simples e bem cortadas. Entre elas, os tops e vestidos com decote canoa. Mas foi em seu casamento com Harry, que Meghan prestou uma real homenagem ao decote, a Givenchy e a Audrey Hepburn, que eternizou a gola bateau. Foi, aliás, Givenchy a grife escolhida para a criação do vestido de noiva, desta vez sob o comando da designer Clare Waight Keller. Além disso, a peça criada para Meghan é limpa e extremamente minimalista, deixando em evidência seu corte impecável além dos acessórios, como o véu e a coroa. Imediatamente após divulgado, o vestido foi comparado ao modelo usado por Hepburn em "Cinderela em Paris".
Já casada, Meghan cumpre os compromissos oficiais a bordo de looks igualmente simples e sofisticados. A duquesa tem, constantemente, escolhido produções com o mesmo decote, que além de elegante, já se sabe que valoriza o seu corpo. O mais emblemático dos looks foi o Dior escuro eleito para evento de centenário da Força Aérea Real. Mas o decote também enfeita o look do batizado do príncipe Louis, em viagem à Irlanda e em evento oficial com a rainha Elizabeth.
(por Deborah Couto)