Após o encerramento das investigações do caso de Daniel Alves, o Ministério Público espanhol decretou a pena do jogador. O lateral está sendo acusado de agredir sexualmente uma jovem de 23 anos e está preso preventivamente desde janeiro.
Segundo informações da agência "EFE", o MP espanhol pediu nove anos de prisão pra o jogador, além do pagamento de uma indenização de 150 mil euros (R$ 799 mil) à vítima. Na última semana, os advogados das partes foram notificados sobre o julgamento de Daniel Alves. A data, porém, ainda não foi definida.
A defesa de Daniel Alves tenta a redução da pena por meio de uma declaração de culpa. Além disso, o jogador tenta diminuir os anos na cadeia com o pagamento de uma boa quantia à vítima.
A audiência de Daniel Alves tem previsão de ocorrer ainda neste ano.
Recentemente, Daniel Alves recebeu uma verdadeira bolada da Espanha. A Audiência Nacional do país decidiu a favor do jogador no litígio contra a Fazenda espanhola. Com isso, o Tesouro espanhol irá devolver 3,2 milhões de euros (cerca de R$ 16,9 milhões) ao brasileiro. Isso porque o órgão determinou que o jogador declarou corretamente seus direitos de imagem quando jogou no país.
Nas sentenças, a Sala Contencioso-Administrativa da Audiência Nacional entendeu que Daniel Alves apresentou recursos correspondentes às declarações de rendimentos de 2009-2010 e 2011-2012.