Quase três meses após revelar diagnóstico de câncer, o Rei Charles III voltou aos compromissos públicos nesta terça-feira (30). Na semana passada, uma fonte próxima à Família Real revelou que o estado de saúde do monarca é grave e, por isso, os ritos fúnebres estão sendo atualizados de forma frequente.
O pai dos príncipes William e Harry assumiu o trono em 8 de setembro de 2022 com a morte da mãe, Elizabeth II, mas a cerimônia de coroação só ocorreu em 6 de maio do ano seguinte, quando seus netos mais velhos (George, Charlotte e Louis) roubaram a cena.
Na retomada da agenda, Charles III estava acompanhado da mulher, a rainha consorte Camilla Parker Bowles, e visitou de forma simbólica um centro de tratamento contra o câncer no hospital Macmilan Cancer Centre, em Londres.
Além do rei, Kate Middleton também está em tratamento contra a doença, revelada só no mês passado, e apavorou a realeza com uma foto nesta segunda-feira. Já Charles foi fotografado sorridente na porta do hospital e acenou para os súditos.
Do lado interno da instituição, o rei e a rainha tiveram uma conversa com médicos e pacientes oncológicos. Charles III também ganhou presentes de uma garotinha, incluindo um ramo de flores, que ergueu aparentando boa disposição.
Desde fevereiro, o soberano se dedicou somente a despachos oficiais e reuniões privadas. O Palácio de Buckingham afirmou que essa visita de hoje abre uma série de próximos compromissos públicos ao longo das semanas seguintes e que isso se deu após um incentivo dos médicos.
Tanto no caso do rei como no de Kate, segue o mistério do local onde os tumores foram diagnosticados. Ambos passaram por uma cirurgia em janeiro deste ano: Charles na próstata e a princesa de Gales, no abdômen.
Um especialista em linguagem corporal indicou que a mulher de William - primeiro na linha de sucessão ao trono britânico - teria mostrado que talvez não irá resistir à doença. Segundo informações, Kate estaria dispensando as perucas durante tratamento, contrariando um conselho da realeza.